Justiça derruba liminar que barrava pesquisa do PMDB no Estado Justiça derruba liminar que barrava pesquisa do PMDB no Estado Justiça derruba liminar que barrava pesquisa do PMDB no Estado Justiça derruba liminar que barrava pesquisa do PMDB no Estado

urna_eleicao__3bd9d4a68fA queda de braço entre PMDB e PSB no Espírito Santo ganhou novo capítulo. A justiça derrubou uma liminar que proibia a divulgação da pesquisa encomendada pela Executiva nacional do PMDB ao Ibope para medir a intenção de votos dos capixabas. O pedido de impugnação partiu do PSB, que apontou algumas falhas no questionário de apuração dos dados, entre eles, o fato de aparecer o nome do ex-governador Paulo Hartung e do senador Ricardo Ferraço, ambos do PMDB, como candidatos ao Palácio.

Voto induzido
Segundo o PSB, entre as perguntas está incluída ainda uma avaliação do Governo do Estado e também do governador Renato Casagrande. Logo após o “recall”, o eleitor é questionado se ele mudaria o voto para outro candidato. Para os socialistas, foi uma tentativa de induzir a opinião do entrevistado.

Não colou
Diante do recurso apresentado para barrar a divulgação da pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), o juiz Carlos Simões Fonseca considerou improcedente os argumentos apresentados. A decisão, que a Coluna teve acesso, não foi bem digerida pelo PSB e a oposição, claro, fez a festa.

Orientação
Para evitar dor de cabeça para os que vão disputar as próximas eleições, o TRE-ES criou uma cartilha para disponibilizar informações para evitar problemas com a Justiça em relação à arrecadação de recursos, gastos e prestação de contas de campanha. O guia impresso pode ser retirado na sede do TRE-ES e uma versão digital pode ser baixada na página do órgão na internet.

Feriadão
E o dia de Corpus Christi não foi de folga para a maioria dos políticos capixabas, muito contrário. Aqueles que correm atrás de votos não perderam tempo e se desdobraram para visitar os tapetes artesanais de norte a sul do Estado.

Pré-campanha
O governador Renato Casagrande foi a Castelo, sua terra natal, e participou de uma das festas religiosas capixabas mais tradicionais do Espírito Santo. Às vésperas das eleições, todo contato mais perto do povo é muito bem vindo, ainda mais com a disputa cada vez mais acirrada com Hartung.