A porta-voz estadual da Rede Sustentabilidade no Espírito Santo, Laís Garcia, será a nova secretária de Habitação da Serra. Ela vai assumir a pasta no lugar de Graziela Pagani, que vai para o comando da Assistência Social do município.
A informação foi confirmada por Laís à coluna De Olho no Poder nesta quarta-feira (10): “Sim, estou indo para a Serra. Laís deve assumir a pasta nos próximos dias, assim que resolver trâmites burocráticos do novo cargo.
Laís, hoje, atua no Governo do Estado. Ela é diretora-geral da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). A Rede passou a fazer parte da gestão do governador Renato Casagrande (PSB) após o partido apoiar o socialista no segundo turno eleitoral de 2022.
A Rede também apoiou a candidatura de Weverson Meireles (PDT) a prefeito da Serra no ano passado, após sete anos atuando no lado oposto.
Isso porque a Rede era o abrigo partidário do ex-prefeito Audifax Barcelos, que deixou a legenda após perder a eleição para o governo do Estado, em 2022. No segundo turno, Audifax apoiou o ex-deputado Carlos Manato (PL) e a Rede, como já dito acima, Casagrande.
Adversário do grupo do ex-prefeito Sergio Vidigal – e, consequentemente de Weverson –, Audifax disputou a Prefeitura da Serra no ano passado pelo PP, mas ficou em terceiro lugar.
“Chego para somar”
Mestre em Ciências Contábeis e Administração, Laís já atuou na Serra como subsecretária de Direitos Humanos. Ela destacou os desafios, mas também disse que chega para somar.
“Assumir a Secretaria de Habitação da Serra é um desafio que recebo com entusiasmo e profundo senso de responsabilidade. Quero contribuir para que os cidadãos tenham acesso à moradia digna e para que as políticas habitacionais estejam conectadas a um projeto de cidade inclusiva, justa e sustentável”, afirmou.
Politicamente, ela será a primeira representante da Rede no primeiro escalão de Weverson. “Chego para somar à equipe do prefeito Weverson Meireles e fortalecer uma agenda que une técnica, diálogo e compromisso com as pessoas. Tenho convicção de que, juntos, poderemos avançar muito na construção de políticas habitacionais que transformem vidas”, ressaltou
Quinta mudança
A secretária Graziela, que agora cede o espaço na pasta da Habitação para Laís, será efetivada no comando da Assistência Social (Semas). Ela vinha acumulando a gestão das duas pastas desde o final de julho.
Em pouco mais de oito meses de mandato, esta é a quinta mudança que Weverson faz no primeiro escalão. As alterações começaram em fevereiro, quando a secretária Cláudia Maria da Silva pediu exoneração da Semas.
Fernanda Coimbra, que estava à frente da Saúde, foi deslocada para a Semas e o enfermeiro Diogo Cosme assumiu a Secretaria da Saúde. Ele, porém, ficou apenas quatro meses na gestão e pediu exoneração. Fernanda, então, retornou para a Saúde e Graziela foi para a Semas.
Em julho, o então secretário de Gestão e Planejamento, Ricardo Pandolfi, também pediu exoneração e foi substituído por Jorge Tadeu Laranja.
E, no mês passado, a mudança ocorreu no comando da Comunicação: saiu Renata Salgueiro para a entrada de Fabíola Zardini, que já foi secretária da mesma pasta na gestão Vidigal.
Em tempo
Já para o lugar de Laís na Esesp, a Rede indicou Carolina Pitol, que é filiada ao partido e já atua na Esesp como diretora setorial técnica.