Política

Lewandowski reabre sessão de julgamento do impeachment de Dilma Rousseff

Lewandowski reabre sessão de julgamento do impeachment de Dilma Rousseff Lewandowski reabre sessão de julgamento do impeachment de Dilma Rousseff Lewandowski reabre sessão de julgamento do impeachment de Dilma Rousseff Lewandowski reabre sessão de julgamento do impeachment de Dilma Rousseff

Brasília – Após a confusão que tomou conta do plenário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, retomou o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

A sessão foi retomada por volta das 13h10. Lewandowski aceitou os pleitos do advogado de defesa de Dilma, José Eduardo Cardozo, e dispensou o depoimento da ex-secretária de Orçamento Federal Esther Dweck.

Ele também concordou com o pedido para que o economista Luiz Gonzaga Belluzzo e o professor da Uerj Ricardo Lodi sejam ouvidos apenas como informantes.

O argumento da defesa é que não faz diferença para o processo a maneira como eles serão ouvidos. O importante é que eles possam apresentar contra-argumentos de que Dilma cometeu crime de responsabilidade fiscal ao autorizar a edição de créditos suplementares e aplicar as chamadas pedaladas fiscais.

“As melhores testemunhas de defesa foram os senhores Julio Marcelo de Oliveira e Antônio Carlos Costa D’Ávila Carvalho”, disse em referência aos nomes arrolados como testemunhas pela acusação.

O depoimento de Oliveira, que é o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, foi colocado em suspensão depois que a defesa mostrou que ele se manifestou favoravelmente ao impeachment em redes sociais.

Já D’ávila confirmou em seu depoimento que discutiu com Oliveira a elaboração do texto referente à realização das pedaladas fiscais de 2015. O documento preparado pelo procurador serviu de base do pedido de impeachment de Dilma Rousseff apresentado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaina Paschoal.

Lewandowski negou, no entanto, que considerou “intempestivo” o pedido da defesa para anular o depoimento de D’ávila.