
O chefe do Ministério Público Estadual, Francisco Berdeal, foi o primeiro a se inscrever no processo eleitoral que formará a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça. A inscrição ocorreu na manhã desta segunda-feira (19), conforme a coluna De Olho no Poder antecipou mais cedo.
O MPES permite apenas uma recondução e Francisco – que faz parte do grupo que já está no comando da instituição há 14 anos – é candidato à reeleição. Ele está no cargo desde 2024 e quer continuar à frente do órgão por mais dois anos.
Em nota encaminhada à coluna, Francisco disse que tem sido uma grande “honra” estar à frente do MPES. “Ser procurador-geral de Justiça da nossa instituição nos últimos dois anos tem sido uma grande honra e uma verdadeira missão, com resultados e avanços significativos”, afirmou.
Ele também agradeceu a confiança dos pares, citando que o apoio contribuiu para as entregas e para a condução da instituição, que chamou de “equilibrada”.
“Temos trabalhado com afinco e propósito, sempre com diálogo, autonomia e visão de futuro, com foco e coragem para exercer uma liderança equilibrada, humana e inovadora. Por isso, com grande motivação e respeito à classe, fiz a minha inscrição”, concluiu.
As inscrições para a formação da lista tríplice iniciaram hoje (19) e vão até o dia 26. A eleição será em 6 de março, quando os promotores e procuradores de Justiça poderão votar em até três candidatos para a lista.
Depois, a lista é encaminhada para o governador, que é quem faz a escolha final.
Três desistiram

Conforme a coluna noticiou mais cedo, três dos candidatos que disputaram a eleição para o comando do MPES em 2024, não vão disputar nesse ano.
A promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim, que foi a terceira mais votada em 2024; e os procuradores de Justiça Josemar Moreira e Marcello Queiroz não vão colocar o nome em jogo.
Josemar vai apoiar Francisco, mas Maria Clara e Marcello não definiram se irão apoiar alguém. Os dois são oposição à atual gestão.
Já entre os cotados para a disputa, estão os promotores Pedro Ivo de Sousa – que encabeçou a lista tríplice em 2024 – e Danilo Raposo Lírio. Procurados pela coluna, os dois ainda não confirmaram se irão concorrer.
LEIA TAMBÉM:
Eleição do MPES: Dos 6 que disputaram em 2024, 3 já desistiram; atual PGJ se inscreveu hoje