Política

Lista de políticos citados por Costa reforça criação de CPI, diz oposição

Lista de políticos citados por Costa reforça criação de CPI, diz oposição Lista de políticos citados por Costa reforça criação de CPI, diz oposição Lista de políticos citados por Costa reforça criação de CPI, diz oposição Lista de políticos citados por Costa reforça criação de CPI, diz oposição

Brasília – A revelação da lista dos 28 políticos citados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa no esquema de corrupção na estatal reforçou o discurso da oposição apontando a necessidade de criação, já no início de 2015, de uma nova Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). Líderes do bloco oposicionista no Congresso avisam que farão a coleta de assinaturas em janeiro para que o pedido de instalação seja protocolado na primeira semana de fevereiro, logo após a posse dos novos parlamentares.

O líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), acredita que a divulgação da lista pelo jornal O Estado de S. Paulo leva a um caminho inevitável: a continuidade e o aprofundamento dos trabalhos da CPMI da Petrobras, encerrada na quinta-feira, diz 18. “Isso consagra cada vez mais a necessidade de uma nova CPI”, completou.

Os líderes reagiram com cautela à revelação de Costa e afirmaram que é preciso aguardar os nomes que ainda surgirão com a delação do doleiro Alberto Youssef e da investigação dos que se relacionavam com os ex-diretores da Petrobras Renato Duque e Nestor Cerveró. “O volume de negócios é muito grande, então imagino que essa lista será muito maior”, observou o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR).

Congresso engessado

O líder da Minoria no Congresso, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), pediu que a Justiça Federal agilize a confirmação de todos os envolvidos no esquema. Para ele, o sigilo destas informações tornará “inviável” o funcionamento do parlamento em 2015.

“Não é questão de fazer pré-julgamento, mas não podemos ficar nessa situação constrangedora com várias listas ainda sob sigilo e comprometer o funcionamento do Congresso Nacional. Não é hora de ‘fulanizar’ ou saber se é a lista do Paulo Roberto ou do Renato Duque. Precisamos saber o mais rápido possível a totalidade dos políticos citados para que as providências sejam tomadas”, disse Caiado em nota. “Vamos ter no início do ano que vem a eleição das Mesas Diretoras da Câmara e Senado. Imagina se um membro eleito da Mesa é envolvido nesse escândalo desgastando o Congresso e engessando seu funcionamento?”, ponderou o deputado.

Em nota, o PSDB defendeu que as denúncias sejam investigadas independentemente de filiação partidária dos envolvidos. O ex-presidente da sigla, ex-senador Sérgio Guerra, falecido neste ano, é um dos mencionados na delação.