A promotora de Justiça Luciana Gomes Ferreira de Andrade tomou posse no cargo de procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MP-ES) para atuação no biênio 2020/2022. Primeira promotora de Justiça eleita para o cargo e terceira mulher a assumir o comando do MP-ES, a nova procuradora-geral destacou o desafio histórico do momento, defendeu a união de esforços e o diálogo permanente entre as instituições para agilizar soluções no combate à pandemia do novo coronavírus.
“Estamos ao lado da sociedade capixaba no enfrentamento à pandemia. A manutenção do diálogo e a união entre as instituições e com a sociedade são imperativos necessários para reconquistar, com maior velocidade, os espaços e os ganhos perdidos nesta crise. Hoje, mais do que nunca, são necessários líderes que pensem o amanhã. E que se aproximem da sociedade com empatia e com verdade, conectados sempre com os anseios sociais”, destacou Luciana.
A sessão de posse, restrita a familiares e autoridades em função da pandemia, foi realizada no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, e transmitida em tempo real pelos canais oficiais da instituição no YouTube e no Facebook.
A nova procuradora-geral de Justiça disse que o momento atual é de atenção para que não aconteça retrocesso na democracia. “Vivemos tempos adversos, jamais vistos na história recente. Tempos mais duros se avizinham, de possíveis escassez econômica e até democrática. Precisamos estar vigilantes para prevenir retrocessos, sobretudo aqueles que flertam com o autoritarismo e com a demagogia do engodo, que faz desacreditar as evidências técnicas e científicas e, por consequência, induzem ao risco, até mesmo da saúde e da vida das pessoas”, observou.
Acrescentou que o MP-ES “trabalhará arduamente para que os poderes constituídos se mantenham operando, cada qual no limite de suas competências, com eficiência em prol da coletividade, a fim de garantir os direitos estabelecidos na Constituição”.
No discurso de despedida do cargo, o então procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, agradeceu a membros, servidores, colaboradores pela dedicação ao atendimento aos cidadãos nos seis anos que esteve à frente do MP-ES, de 2012 a 2014, de 2014 a 2016 e de 2018 a 2020.
“Trabalhamos incansavelmente para termos um Ministério Público cada vez mais resoluto, hígido e fortalecido. E sem falsa modéstia, acredito que foi feito um bom trabalho”.
Presente à cerimônia, o governador Renato Casagrande parabenizou a nova procuradora-geral de Justiça e elogiou o trabalho realizado pelo antecessor. “Tenho convicção que será uma extraordinária procuradora-geral de Justiça. Não tenho dúvidas que fará um trabalho com muitos resultados. Em seu discurso, já demonstrou que o Ministério Público será forte. Também parabenizo o doutor Eder Pontes pelo trabalho de referência realizado à frente do MP-ES. Sempre equilibrado e eficiente”.
Carreira
Luciana Gomes Ferreira de Andrade iniciou a carreira no MP-ES em março de 2003. Natural de Taubaté, São Paulo, possui graduação em Direito pela Universidade de Taubaté-SP. É especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, possui MBA do Programa de Pós-Graduação da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape), em Gestão do Desenvolvimento Sustentável nas Organizações, e é mestra em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha (UVV), cujo trabalho de conclusão versa sobre o sistema prisional feminino capixaba e a ótica da equidade de gênero.