
Os governos federal e estadual confirmaram nesta quarta-feira (09) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai realizar uma visita ao Espírito Santo nesta sexta-feira (11). A agenda, que ainda será definida, prevê passagem por Linhares, no Norte do Estado.
Inicialmente, a visita do presidente se daria no município de São Mateus. Às 18h30 desta quarta-feira (09) será realizada uma reunião no miniauditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Linhares para repassar os detalhes da agenda.
A visita de Lula teria como objetivo formalizar os repasses ao Estado referentes ao Acordo de Mariana, acordo judicial para reparação dos danos provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido em 2015, em Mariana. Ao Estado cabe a quantia de R$ 40 bilhões.
Também seria para celebrar a inclusão de comunidades quilombolas no acordo. Na agenda, também estaria prevista a visita do Presidente a um quilombo da região.
Outro ponto que pode entrar na agenda seria o anúncio de obras e investimentos dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal para a região.
Casagrande estará presente na visita
Demandada pela reportagem do Folha Vitória, a assessoria de comunicação do governo do Espírito Santo destacou que o governador Renato Casagrande (PSB) foi convidado oficialmente e estará presente na visita de Lula em território capixaba.
Presidente cancelou visita ao ES outras três vezes
Por três vezes – uma em fevereiro e duas em maio – o petista marcou de vir ao Estado neste ano, mas cancelou a viagem. A última foi para participar da entrega de casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Linhares, no dia 16 de maio, sendo que inicialmente seria no dia 2 de maio.
Porém, a morte do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, três dias antes do evento (13), fez com que Lula cancelasse a viagem ao Espírito Santo, para participar do velório e do enterro do político. O evento em Linhares ocorreu sem a participação do Presidente.
Em fevereiro deste ano, num evento no Rio Grande do Sul, o presidente chegou a dizer que rodaria o país e que viria ao Espírito Santo após o Carnaval. A visita também não se confirmou.