
Depois de cancelar três visitas ao Espírito Santo ao longo deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode finalmente desembarcar em solo capixaba na próxima sexta-feira (11). A agenda, ainda preliminar, prevê passagem por São Mateus, no Norte do Estado.
A vinda do Presidente seria para oficializar os repasses ao Estado dos recursos provenientes do Acordo de Mariana – acordo judicial de reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), que ocorreu em 2015. A parte que cabe ao Estado é no valor de R$ 40 bilhões.
A vinda também seria para celebrar a inclusão de comunidades quilombolas no acordo. Na agenda, também estaria prevista a visita do Presidente a um quilombo da região.
Um outro ponto que pode entrar na agenda seria o anúncio de obras e investimentos dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal para a região.
Casagrande já foi avisado
O governo do Estado recebeu um telefonema, do governo federal, avisando da possibilidade da vinda de Lula ao Espírito Santo na sexta-feira.
“O gabinete foi avisado sim, mas ainda não temos a agenda”, disse o governador Renato Casagrande (PSB) ao ser questionado pela coluna De Olho no Poder, na tarde desta segunda-feira (07).
A coluna entrou em contato com a Presidência da República, que também confirmou a possibilidade da visita.
De acordo com o Gabinete Adjunto de Agenda do Gabinete Pessoal do Presidente da República, há um indicativo da vinda de Lula ao Estado, mas ainda não há confirmação – o que deve ocorrer ao longo da semana. Detalhes da agenda não foram passados pelo setor.
Já o deputado federal Helder Salomão (PT) informou que a visita já estaria confirmada, mas que ainda não há detalhes sobre a agenda.
Morte de Mujica cancelou visita
Por três vezes o petista já marcou de vir ao Estado neste ano. A última foi para participar da entrega de casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Linhares, no dia 16 de maio.
Porém, a morte do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, três dias antes do evento (13), fez com que Lula cancelasse a viagem ao Espírito Santo, para participar do velório e do enterro do político. O evento em Linhares ocorreu sem a participação do Presidente.
LEIA TAMBÉM:
Lula cancela viagem ao Espírito Santo após morte de Pepe Mujica