Política

Lula diz que Bolsonaro tira dinheiro de Farmácia Popular para financiar campanha

Lula diz que Bolsonaro tira dinheiro de Farmácia Popular para financiar campanha Lula diz que Bolsonaro tira dinheiro de Farmácia Popular para financiar campanha Lula diz que Bolsonaro tira dinheiro de Farmácia Popular para financiar campanha Lula diz que Bolsonaro tira dinheiro de Farmácia Popular para financiar campanha

O candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira, 15, ao criticar Jair Bolsonaro (PL), que um presidente não pode ser refém do Congresso Nacional. Segundo ele, Bolsonaro “não pode sequer cuidar do Orçamento”.

Na onda de críticas, Lula citou o corte de verbas do programa Farmácia Popular feito pelo governo Bolsonaro. “Ele acaba de tirar dinheiro da Farmácia Popular para colocar no Orçamento Secreto. Para tentar ajudar os deputados, ajudar a financiar a campanha dele. Não é lógico, não é racional”, afirmou aos jornalistas em Montes Claros (MG).

Como mostrou o Estadão/Broadcast, o governo Bolsonaro cortou em 59% o orçamento de 2023 da gratuidade do programa Farmácia Popular, que atende mais de 21 milhões de brasileiros, para garantir mais recursos para o orçamento secreto – esquema de transferência de verbas a parlamentares sem transparência.

Lula também afirmou que “um presidente não pode ficar ofendendo a Suprema Corte”. Ele havia sido questionado sobre o aumento de casos de violência política durante a campanha presidencial.