Política

Lula faz discurso sobre violência contra mulher dias após gafe em reunião

Lula faz discurso sobre violência contra mulher dias após gafe em reunião Lula faz discurso sobre violência contra mulher dias após gafe em reunião Lula faz discurso sobre violência contra mulher dias após gafe em reunião Lula faz discurso sobre violência contra mulher dias após gafe em reunião

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta manhã, que pretende iniciar uma “guerra” e focar em ações de combate à violência contra a mulher. As falas ocorrem em meio às críticas ao presidente que, nesta semana, foi acusado de relativizar agressões cometidas por torcedores do próprio time, o Corinthians.

“Tem aumentado muito a violência, a violência contra a mulher é muito grande. E nós vamos fazer uma guerra. Vamos fazer uma guerra”, disse Lula durante conferência do partido em São Bernardo do Campo. O presidente disse que aprendeu com a mãe que não é correto que um homem agrida uma mulher. “Ao invés de levantar a mão para bater uma mulher, bate na sua própria cara.”

Lula não disse de forma mais aprofundada como pretende enfrentar a violência contra as mulheres. Afirmou que a qualificação profissional é uma saída, para reduzir a dependência econômica que muitas mulheres têm de maridos abusivos.

Com a fala, Lula tentou corrigir a rota após afirmações sobre o tema feitas há poucos dias. Na última terça-feira (16), durante discurso feito em uma reunião com ministros e empresários do setor alimentício, o presidente citou um estudo sobre o maior número de casos de violência doméstica depois de jogos de futebol. “Se o cara é corintiano, tudo bem. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente”, disse o petista na ocasião.