Política

Maioria quer impeachment, mas acha que processo não resolverá crise

A maioria dos entrevistados não considera que o impeachment seja um golpe (52%), embora 49% concordem com a afirmação de que o impeachment seria uma vingança

Maioria quer impeachment, mas acha que processo não resolverá crise Maioria quer impeachment, mas acha que processo não resolverá crise Maioria quer impeachment, mas acha que processo não resolverá crise Maioria quer impeachment, mas acha que processo não resolverá crise
A maioria dos brasileiros defende o impeachment da presidente Dilma. Foto: Agência Brasil

Pesquisa divulgada hoje (14) pelo Instituto Vox Populi e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) aponta que mais da metade dos brasileiros (57%) é favorável ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. No entanto, para a maioria (58%), o afastamento da presidenta não é a solução para os problemas econômicos e políticos do país.

Entre os entrevistados, 35% responderam que o impeachment resolveria os problemas do Brasil e 7% não souberam dizer ou não quiseram responder o que pensam sobre o processo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de abril e ouviu 2 mil pessoas, maiores de 16 anos, em 118 municípios de quase todos os estados brasileiros [exceto Roraima] e no Distrito Federal, de áreas urbanas e rurais, de todos os segmentos socieconômicos e demográficos. A margem de erro do levantamento é de 2,2%.

Entre os entrevistados, 38% disseram ser contra o impeachment e 6% não responderam. A maior parte dos favoráveis ao impeachment estão nas regiões Centro Oeste/Norte (65% do total), Sudeste (63%) e Sul (62%). Entre os contrários ao processo, 54% estão na Região Nordeste e 33% na Região Sul.

A maioria dos entrevistados não considera que o impeachment seja um golpe (52%), embora 49% concordem com a afirmação de que o impeachment seria uma vingança do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-SP), e 50% concordem que a oposição está sendo oportunista, aproveitando-se do desgaste do governo para tirar a presidenta Dilma do poder. Para 36% dos entrevistados há um golpe em curso contra a presidenta.

A pesquisa mostrou um empate (44%) entre os que acreditam que Dilma sofrerá um impeachment e os que acham que o processo não será levado a cabo.

Michel Temer

Segundo o Vox Populo, 61% dos entrevistados avaliam negativamente o vice-presidente Michel Temer e 5%, positivamente. Os outros 33% do total, consideram o vice regular.

Para 39% dos entrevistados, o rompimento do PMDB com o governo representou uma traição de Temer e o partido. Já outros 39% consideram que o PMDB e Temer não têm o dever de apoiar a presidenta.

Governo Dilma

O governo Dilma é avaliado negativamente pela maioria dos ouvidos na pesquisa (65%). Para 23%, a gestão da presidenta é regular; e 11% consideram o governo positivo. O resultado demonstrou uma queda na avaliação negativa do governo e aumento na avaliação positiva. Em dezembro, o desempenho do governo era considerado negativo para 69% dos entrevistados e apenas 5% o consideravam positivo.

Melhor presidente

Para 45% dos entrevistados na pesquisa Vox Populo/CUT, o melhor presidente que o Brasil já teve foi Luiz Inácio Lula da Silva. Em seguida, aparece Fernando Henrique Cardoso, citado por 15% dos ouvidos na pesquisa.