Pacheco e Damasceno (foto: divulgação)
Pacheco e Damasceno (foto: divulgação)

Mais 1.039 fuzis para a PM

A visita dos secretários estaduais da Segurança, Leonardo Damasceno, e da Justiça, Rafael Pacheco, a Israel no final do mês passado para vistoriar um lote de fuzis já comprado, rendeu. Além das 811 peças, a Polícia Militar adquiriu mais 1.039 fuzis.

Ao todo, as forças de segurança do Estado devem contar com 1.850 novas armas do mais potente calibre.

São fuzis do modelo Arad7, de calibre 7,62. Esse armamento é conhecido por seu alto poder de impacto, poder de fogo e penetração, e é usado para operações que exigem maior alcance e destruição, como em ambientes de guerra, em áreas de selva e em confrontos com alvos protegidos.

Das 1.850 armas, 1.529 vão ficar com a Polícia Militar (1.379) e com a Polícia Civil (150). O investimento total da Secretaria de Segurança gira em torno de R$ 32 milhões.

Já a Polícia Penal, que está no guarda-chuva da Secretaria da Justiça (Sejus), vai ficar com 321 fuzis, sendo 300 de calibre 5,56 e 21 no calibre 7,62. O investimento total da Sejus ficou em R$ 3,79 milhões.

A previsão é que até o final do ano as novas armas estejam nas mãos das forças de segurança do Estado.

***

Callegari de casa nova no sábado

Deputado Callegari
Callegari (Foto: JV Andrade/Ales)

O deputado estadual Wellington Callegari se filia ao Democracia Cristã (DC) no próximo sábado (29). O evento será em Cachoeiro e marca o início da caminhada do deputado rumo à disputa ao Senado.

Callegari foi eleito deputado estadual pelo PL, mas deixou o partido após não encontrar espaço para concorrer ano que vem à disputa majoritária. No PL, até o momento, quem disputará o Senado será Maguinha Malta, filha do senador e presidente estadual do PL, Magno Malta.

O deputado obteve carta de anuência do partido e autorização da Justiça Eleitoral para deixar a legenda sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

O DC já teria dado garantias de que Callegari terá legenda para disputar o Senado, que já conta com 14 pré-candidatos no Estado.

***

Detentos vão produzir troféus para homenageados da OAB-ES

Porta-celulares produzidos por detentos

Após conhecer o trabalho de ressocialização de detentos do sistema prisional por meio da marcenaria, a presidente da OAB-ES, Érica Neves, fechou uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Os internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3) estão produzindo os troféus e lembranças que são oferecidos pela Ordem a autoridades, palestrantes e instituições.

As primeiras entregas já foram feitas. Os troféus oferecidos no III Congresso da Advocacia Norte Capixaba, em São Mateus, e os porta-celulares distribuídos no Colégio de Presidentes de Subseção, em Aracruz, foram produzidos pelos internos que atuam na Marcenaria Jequitibá.

Como contrapartida à parceria, a OAB-ES fará a doação de equipamentos para a oficina.

Segundo informações da Sejus, desde a criação da Marcenaria Jequitibá, em 2017, cerca de 300 internos já participaram do projeto, que fortalece o processo de ressocialização.

***

Fórum de Saneamento em Vitória

Vitória vai sediar, a partir desta terça-feira (25), o Fórum de Saneamento 2025. É a primeira vez que o encontro, que é organizado pela Associação Brasileira de Saneamento (Abrasan) em parceria com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), ocorre na capital capixaba.

O fórum vai reunir especialistas, gestores públicos, profissionais do setor e membros da sociedade civil para debater os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.

O evento será realizado na sede do MPES e vai até quarta-feira (26).

***

Monja Coen no Palácio Anchieta

Monja Coen

Para comemorar os 12 anos da Rede Abraço – programa do governo do Estado com ações integradas para atender usuários de drogas e seus familiares –, o Palácio Anchieta vai promover uma conferência com a Monja Coen – missionária zen-budista Soto Shu, com sede no Japão.

O tema do encontro será “Escutar com o coração: uma ética do cuidado na sociedade do sofrimento. O evento será na próxima quinta-feira (27), a partir das 13h30 e é aberto ao público.

A Rede Abraço é coordenada pela Subsecretaria de Estado de Políticas Sobre Drogas (Sesd), vinculada à Secretaria de Estado de Governo (SEG). O programa atua em quatro eixos: prevenção, tratamento, reinserção social e estudos, pesquisas e avaliações.

LEIA TAMBÉM:

Lei Antigênero: Julgamento no STF é suspenso após pedido de vista

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.