
O PSDB capixaba está prestes a sofrer mais uma baixa. O secretário de Estado da Agricultura (Seag), Enio Bergoli, disse à coluna De Olho no Poder que vai se desfiliar do partido. A saída deve ocorrer nos próximos dias.
Enio faz parte do ninho tucano há aproximadamente oito anos. Questionado sobre o motivo da desfiliação, Enio informou que irá em busca de uma legenda que lhe proporcione mais chances de “êxito eleitoral”. Ele é pré-candidato a deputado federal.
“Vou procurar um partido com vistas a aumentar as chances de êxito numa eventual candidatura à Câmara Federal”, disse o secretário à coluna, sem dar detalhes e nem antecipar qual será seu futuro abrigo político.
Revoada
Ele é mais um tucano de alta plumagem a bater asas do ninho após a crise que se instalou no partido com a intervenção federal que mudou o comando capixaba.
Na semana passada, o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, destituiu o diretório eleito, comandado pelo deputado estadual Vandinho Leite, e nomeou uma comissão provisória sob a liderança do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.
Arnaldinho é pré-candidato ao governo do Estado e estava em busca de um partido em que pudesse ter voz de comando para tocar seu projeto.
Ele é da base aliada do governo, mas as articulações para assumir o PSDB foram feitas direto com a executiva nacional tucana, sem combinar com o Palácio Anchieta e atropelando a direção regional.
De lá para cá, o partido já perdeu os dois deputados estaduais – Vandinho e Mazinho dos Anjos –, o ex-prefeito Max Filho, quatro prefeitos – de São Roque do Canaã, Santa Teresa, Laranja da Terra e Mantenópolis – e todos os vice-prefeitos eleitos no ano passado – de Alegre, Muqui, Bom Jesus do Norte, Ecoporanga, São José do Calçado, João Neiva e Alfredo Chaves.
Enio é ligado ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), que foi quem o indicou para o comando da Seag. Ricardo é, hoje, o nome do governo para a sucessão do governador Renato Casagrande (PSB).
Por presidir o MDB no Estado, é grande a possibilidade de Ricardo indicar o aliado para fazer parte dos quadros do partido.
LEIA TAMBÉM:
Podemos anuncia filiações de deputados e de nomes do governo Casagrande
Crise aumenta no PSDB: Mazinha rebate secretário e 7º vice-prefeito deixa o ninho
Secretário do PSDB ameaça tomar o mandato de vereador que se desfiliar