
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado estadual Marcelo Santos, foi reconduzido à presidência do Colégio de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (7), durante reunião realizada em Brasília, no âmbito da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Marcelo Santos já ocupava o cargo desde o primeiro semestre de 2025 e seguirá à frente do colegiado, que reúne os presidentes das Assembleias Legislativas dos estados e do Distrito Federal.
O grupo tem como principal objetivo alinhar pautas comuns aos parlamentos estaduais e articular encaminhamentos conjuntos sobre temas de interesse dos estados.
Segundo o presidente reconduzido, o Colégio atua como um espaço permanente de diálogo entre os legislativos estaduais.
O Colégio existe para tratar dos problemas que se repetem nos estados. Em vez de cada Assembleia agir de forma isolada, discutimos juntos e organizamos decisões coletivas“.
Marcelo Santos, deputado estadual
A atuação do colegiado fortalece o diálogo institucional e amplia a participação dos estados em debates estratégicos, como desenvolvimento regional, segurança jurídica, equilíbrio entre os Poderes e formulação de políticas públicas.
Marcelo Santos destacou ainda que a presidência do Colégio tem papel fundamental na defesa das prerrogativas dos parlamentos estaduais.
“Apesar das diferentes realidades, muitos desafios são comuns. Nosso trabalho é organizar esse diálogo, defender o papel das Assembleias e construir posições conjuntas”, completou.