
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (União), foi empossado na tarde desta segunda-feira (22) como presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil.
O evento ocorreu na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante a sexta reunião da diretoria executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em 2025.
Marcelo Santos, sucessor do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto (GO), destacou, em seu discurso, o papel fundamental do colegiado na construção de um debate mais amplo no Congresso Nacional, sem competir com outras esferas de poder.
Segundo o presidente da Ales, o objetivo do grupo é “reafirmar que as Assembleias têm um papel vital para a vida dos cidadãos dos estados e do Distrito Federal.”
O novo presidente do órgão que integra a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) também ressaltou o compromisso do colegiado com questões nacionais urgentes, como a reforma tributária e o tarifaço do governo de Donald Trump.