Max Filho
Max Filho

Filiado ao PSDB desde 2011, o ex-prefeito Max Filho cogitou deixar o partido caso haja uma “reviravolta” e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), assuma o comando da legenda.

Maior opositor de Arnaldinho no Estado, Max disse que não veta a filiação de ninguém, mas que também não garante sua permanência no ninho. “Não veto ninguém, claro que tendo uma reviravolta no comando, não tenho obrigação nenhuma de ficar”.

Em entrevista para a coluna De Olho no Poder, Max se posicionou a respeito do principal evento político da semana: as tratativas de Arnaldinho para se filiar ao PSDB e disputar o governo do Estado.

O prefeito esteve em Brasília e se encontrou com o deputado federal Aécio Neves – que foi eleito ontem (27) presidente nacional do PSDB.

Como os diretórios regionais expiram no próximo domingo (30), há uma especulação nos bastidores de que o comando do partido no Estado estaria em disputa – o que não seria surpresa, uma vez que é o presidente partidário quem define as candidaturas e alianças.

Max disse não acreditar numa “virada de mesa” e tampouco que Arnaldinho se junte ao ninho.

“Acho pouco provável a filiação dele, não sei se o PSDB tem essa disposição de fazer uma manobra e entregar a direção do partido a esse personagem. Acho que o PSDB dificilmente faria esse movimento. Mas, filiação partidária não se nega a ninguém”, alfinetou o ex-prefeito.

A entrevista de Max à coluna ocorreu antes da eleição do diretório nacional e o ex-prefeito disse que votaria em Aécio independentemente da decisão que o ex-governador de Minas possa tomar com relação ao ninho capixaba.

Questionado objetivamente se deixaria o partido caso Arnaldinho se filie e passe a comandar o partido, Max respondeu: “É sempre uma possibilidade, o cidadão tem direito de fazer suas escolhas partidárias, de mudar de partido. Mas não quero ser entrave na filiação de ninguém. Não vou pedir pra não filiar quem quer que seja”.

Max disse ainda acreditar que, por fim, Arnaldinho deverá disputar vaga de deputado estadual e que o prefeito estaria com “receio” de ficar sem mandato.

Apoio a Ricardo?

Perguntado se apoia uma candidatura própria do PSDB ao governo, Max desconversou e citou a pré-candidatura do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ao Senado.

“Vejo com muita simpatia uma candidatura majoritária do PSDB, e essa candidatura tem nome: Luiz Paulo para o Senado. Acho que o PSDB estaria muito bem representado”, disse.

Sobre um apoio ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), que hoje é o candidato do governo ao Palácio Anchieta, repetiu a resposta: “Apoio Luiz Paulo para o Senado”.

Como o não dito também é uma resposta, há fortes sinais de racha no ninho capixaba, uma vez que o presidente estadual da legenda, Vandinho Leite, já se posicionou ao lado de Ricardo.

LEIA TAMBÉM:

Um dia após encontro de Arnaldinho e Aécio, Vandinho se reúne com cúpula tucana

Em busca de abrigo para disputar o governo do ES, Arnaldinho vai ao PSDB e se reúne com Aécio

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.