“Estou assistindo de camarote”, diz Meneguelli sobre movimentações para o Senado
Pré-candidato ao Senado, o deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) está acompanhando de perto as movimentações de outros possíveis concorrentes (e adversários) à Casa Alta, mas disse não estar preocupado.
Recentemente, a coluna noticiou que pelo menos 15 nomes estão cotados para a disputa, que promete ser acirrada. Duas cadeiras estarão em jogo no ano que vem.
“Não tenho medo de concorrer ao Senado com quantos candidatos forem e nem onde estiverem. Estou assistindo tudo de camarote. Estou vendo eles combinarem entre eles, vários partidos se unindo, gente já fazendo campanha, uns até no exercício do serviço público, adiantando a campanha. Eu acho que isso não é salutar, porque tira o foco do trabalho. E não estão combinando com o povo ainda”, disse o deputado.
Meneguelli está negociando sua filiação ao PSD, já que teme não ter legenda para a disputa caso fique no Republicanos. Embora não tenha ainda batido o martelo com relação ao abrigo partidário, ele garante que disputará o Senado. E mandou um recado:
“Fulano que me declarou apoio pessoalmente, no outro dia vejo no jornal que está declarando apoio a outras pessoas. Infelizmente, isso faz parte da politicagem. Então, eu espero o momento, eu respeito o calendário”, afirmou Meneguelli, sem citar nomes.
***
Após licença, Marcos do Val participa de festa em São Mateus
Em sua primeira aparição pública desde que se licenciou do Senado, o senador Marcos do Val (Podemos) participou, na quinta-feira (18), da abertura da ExpoAgro 2025 em São Mateus, que neste ano comemora os 481 anos do município.
Segundo a assessoria do senador, Do Val foi convidado para as comemorações do aniversário do município pelo prefeito, Marcus da Cozivip (Podemos). O senador também participou de um almoço com a comunidade cigana.
Após um acordo costurado entre a presidência do Senado e o STF, Do Val pediu licença de 116 dias para tratamento de saúde, no dia 28 de agosto.
No dia seguinte ao pedido ser protocolado, o ministro Alexandre de Moraes relaxou as medidas cautelares contra o senador, retirando o bloqueio em sua conta bancária e a tornozeleira eletrônica. Ele continua proibido de sair do País.
***
Manifestação contra PEC da Blindagem e anistia no domingo
Artistas, políticos e movimentos sociais estão convocando a população para participar, no próximo domingo (21), de manifestações contra a PEC da Blindagem e a anistia aos condenados por atos golpistas.
Pelo menos 16 capitais confirmaram o ato. Em Vitória, a concentração está marcada para ocorrer às 15 horas, em frente a Assembleia Legislativa.
A PEC da Blindagem foi aprovada na Câmara dos Deputados. Ela impede que deputados e senadores sejam investigados pelo STF sem o aval do Congresso. Também concede foro privilegiado a presidentes de partidos.
A Câmara também aprovou a urgência para o projeto de lei que anistia os réus dos atos de 8 de janeiro de 2023. Com a urgência, o projeto não precisa tramitar nas comissões temáticas e pode ser votado direto no plenário.
***
Câmara de Viana aprova moção de repúdio contra Ecovias
Após o estudante Lucas Pancini, 16 anos, morrer atropelado ao tentar atravessar a BR-101, no bairro Universal, em Viana, vereadores do município aprovaram uma moção de repúdio contra a Ecovias, concessionária responsável por manutenção e obras na rodovia.
O motivo seria uma omissão da concessionária na construção de passarelas, que permitiriam uma travessia segura da pista. O adolescente tinha acabado de sair do Ifes e seguia para sua casa quando foi atropelado.
Segundo os parlamentares o problema se arrasta há anos, mesmo após diversas solicitações à empresa. A Ecovias lamentou a morte do estudante e disse que a construção da passarela no bairro Universal será prioridade no novo contrato de duplicação da BR-101.
***
Presidente da Ales assume Unale
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), assumiu o comando da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O colegiado é composto por presidentes das assembleias estaduais de todo o País.
O mandato de Marcelo vai até o final do ano. “Vejo essa missão como uma grande oportunidade de reunir diferentes vozes, aprender uns com os outros e mostrar o Legislativo como uma instituição próxima das pessoas e consciente de suas necessidades”, disse o presidente.
***
Magno Malta visita Carla Zambelli em cadeia na Itália
O senador Magno Malta (PL) visitou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está presa, desde julho, no Complexo Penitenciário de Rebibbia, em Roma, na Itália.
Ele foi acompanhado de outros senadores – Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF) – e passou cerca de duas horas no presídio.
“Foi um momento marcante, pela emoção de tudo (…) Ouvimos dela muita tristeza, saudade do filho, do pai, da mãe… Choramos juntos”, disse Magno, num vídeo que foi disponibilizado para a imprensa.
Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por envolvimento, junto com um hacker, na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela fugiu para a Itália e foi detida lá. Magno afirmou que as despesas da viagem não foram pagas com recursos públicos.
***
Outro capixaba na Itália
Outro capixaba que também está na Itália, mas por motivo totalmente diferente, é o secretário estadual do Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União). Ele curte lua de mel com a esposa, Laís Barbosa.
O casal recebeu a benção dos recém-casados, no Vaticano, e posou para fotos no Coliseu. Rigoni está de férias da Seama. Os dois também estão à espera do primeiro filho, Bernardo.
LEIA TAMBÉM:
Disputa ao Senado já tem 15 nomes cotados no ES: saiba quem são