Filiação de Soraya ao Republicanos (foto: Republicanos)
Filiação de Soraya ao Republicanos (foto: Republicanos)

Soraya Manato se filia ao Republicanos

A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, se filiou ao Republicanos. A filiação ocorreu na Câmara de Vitória, nesta segunda-feira (29), e contou com a presença do prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e de diversas lideranças do partido.

Médica e ex-deputada federal, Soraya vai reforçar a chapa do Republicanos nas eleições do ano que vem. Ela é pré-candidata e deve disputar a Câmara dos Deputados, segundo o presidente estadual do partido, Erick Musso.

Em 2022, Soraya tentou, pelo PTB, a reeleição. Embora tenha recebido 59.988 votos e ter ficado entre os oito candidatos mais votados, a secretária ficou de fora porque o partido não obteve votação mínima para conquistar uma cadeira na bancada.

No ano passado, a secretária se filiou ao PP. Mas, com a federação União Progressista prestes a sair do papel e a possibilidade da chapa federal ficar pesada – somado à proximidade com o grupo do prefeito de Vitória –, Soraya resolveu migrar para o Republicanos.

Ela também vai assumir a presidência do Republicanos Mulher no Estado. Nos bastidores, o partido também trabalha a filiação do ex-deputado Carlos Manato, esposo de Soraya.

Em 2022 Manato disputou, pelo PL, o Palácio Anchieta, indo para o 2º turno, e é cotado para disputar vaga ao Senado no ano que vem.

***

Zé Preto de malas prontas para o Mobiliza

Edinho Maioli e Zé Preto

O deputado estadual Zé Preto está de malas prontas para se filiar ao Mobiliza (antigo PMN). Ele já deixou o PP – partido pelo qual disputou a Prefeitura de Guarapari no ano passado – e deve ingressar na nova legenda ainda em janeiro.

Zé Preto é pré-candidato à reeleição e, além de reforçar a chapa, vai ajudar na construção do partido. Segundo o presidente estadual da legenda, Edinho Maioli, a pretensão do Mobiliza é eleger três deputados estaduais no ano que vem.

Em 2022, Zé Preto foi eleito pelo PL, mas acabou deixando a legenda após não obter espaço para disputar a Prefeitura de Guarapari no ano passado. O PL lançou o deputado Danilo Bahiense (PL) na disputa, que ficou em 3º lugar. Zé Preto ficou em segundo.

“Já tinha um acordo com o PP de que eu ficaria na legenda apenas para disputar a Prefeitura de Guarapari e depois sairia. Então, minha saída foi tranquila. Estou ingressando no Mobiliza também porque tenho a garantia do partido de que irá caminhar na base, para eleger Ricardo Ferraço governador”.

***

Arnaldinho convida Majeski para se filiar ao PSDB

Sérgio Majeski Foto: Divulgação/Ales

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, que também preside o PSDB no Estado, convidou o ex-deputado Sergio Majeski para se filiar ao partido e disputar vaga na Assembleia Legislativa, ano que vem.

O convite ocorreu nesta segunda-feira (29), durante uma reunião entre Arnaldinho e Majeski. No encontro, o prefeito reforçou que é pré-candidato ao governo do Estado e que está montando seu grupo para as eleições de 2026.

Desde que desistiu de disputar a Prefeitura de Vitória e se desfiliou do PDT, no ano passado, Majeski está sem partido. Em 2014 ele foi eleito deputado estadual pelo ninho tucano, em 2018 foi reeleito pelo PSB.

Já em 2022, voltou para o PSDB e tentou uma vaga à Câmara Federal, sem sucesso. No ano passado se filiou ao PDT para disputar a Prefeitura de Vitória, mas deixou a legenda três meses depois.

Majeski ainda não definiu seu futuro abrigo partidário. Além do PSDB, ele também tem convites do União Brasil e do MDB.

***

Para Kassab, 1ª dama de Colatina já é pré-candidata à deputada federal

Postagem de Kassab no Instagram

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, já considera a primeira-dama de Colatina, a médica Lívia Vasconcelos, como pré-candidata à deputada federal.

Em uma publicação no Instagram, ontem (29), o dirigente escreveu: “Nosso PSD no Espírito Santo vai de vento em popa. Na foto, Renzo Vasconcelos (nosso presidente), Lívia Vasconcelos (pré-candidata à deputada federal), Paulo Hartung, José Carlos Fonseca Júnior e Nilo Locatelli. Nossas perspectivas no Estado são extraordinárias!”.

Lívia curtiu a publicação.

A foto foi tirada durante um almoço num restaurante tradicional de Vitória. Lívia, em entrevista recente para a coluna De Olho no Poder, disse que está à disposição do partido para as eleições do ano que vem. Nos bastidores, a família Vasconcelos prefere que ela dispute a Assembleia.

O PSD ainda não definiu em qual palanque irá subir nas eleições de 2026. O partido abriga o ex-governador Paulo Hartung e caminha próximo do Republicanos. Porém, tem sido bastante assediado pelo governo do Estado.

***

Rumo ao MDB?

Mazinho e Vandinho vão bater asas do ninho tucano

É forte a especulação nos bastidores de que os deputados estaduais Vandinho Leite (PSDB) e Mazinho dos Anjos (PSDB) estariam com tudo já acertado para se filiarem ao MDB que, no Estado, é comandado pelo vice-governador Ricardo Ferraço.

Os dois decidiram deixar o ninho tucano após as mudanças no comando da sigla no Estado. Vandinho era presidente estadual do PSDB e foi retirado do posto com a chegada do prefeito Arnaldinho Borgo à legenda.

Como ainda não possuem autorização judicial para deixar o PSDB sem o risco de perder o mandato, a nova filiação deve ocorrer durante a janela partidária, em março.

LEIA TAMBÉM:

Casagrande: críticas ao Congresso x pré-candidatura ao Senado

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.