A ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann, cancelou a viagem que faria ao Espírito Santo para participar do evento “Diálogos Federativos”, que ocorre nesta quinta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Estado (Ales), em Vitória.
O motivo da ausência de Gleisi não foi informado oficialmente, mas nos bastidores é dito que ela irá, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o velório do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica. O líder uruguaio morreu nesta terça-feira (13).
Devido à morte de Mujica, o petista também cancelou a visita que faria ao Espírito Santo nesta sexta-feira (16) para entregar casas populares do Minha Casa, Minha Vida em Linhares. Esta foi a terceira vez que Lula cancelou uma viagem ao Estado neste ano.
LEIA TAMBÉM:
- Troca de ninho: Cidadania vai deixar o PSDB e pode federar com partido do governador
- VÍDEO | Na CPI das Bets, Rico Melquíades joga no “tigrinho” e mostra a senadores
- Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão
Outra ausência que será notada nesta tarde é a do governador Renato Casagrande (PSB). O chefe do Executivo estadual está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde apresentou o Fundo Soberano, iniciativa capixaba que fomenta investimentos no Estado.
Apesar das alterações, o evento na Assembleia se manteve. Iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM), o objetivo é promover o debate sobre temas que dizem respeito ao desenvolvimento sustentável e empoderamento dos municípios.
Estarão presentes na Ales o presidente da Casa, Marcelo Santos (União), e o prefeito de Nova Venécia e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Lubiana Barrigueira (PSB). O prefeito da cidade de Maricá (RJ) e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Washington Quaquá, está entre as autoridades convidadas.
O diretor de Relações Institucionais da ABM, Gilmar Dominici, e o Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência, José Ilário, também participam do evento.