
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann, estará no Espírito Santo daqui a duas semanas. No dia 15 de maio, a ex-presidente do PT participará de um evento em Vitória, chamado “Diálogos Federativos”.
Iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM), o objetivo é promover o debate sobre temas que dizem respeito ao desenvolvimento sustentável e empoderamento dos municípios. Por isso, também estarão presentes prefeitos capixabas.
Com o lema “fortalecer os municípios é engrandecer o Brasil”, a organização afirma que será uma “oportunidade para fortalecer a participação e a colaboração interfederativa no país”.
LEIA TAMBÉM:
- Presidente da Câmara pede suspensão do mandato de deputado do ES por ofensas a Gleisi
- Bolsonaro recebe alta da UTI e segue internado em hospital de Brasília, diz boletim médico
- VÍDEO | CPI das Bets prende empresário durante sessão por falso testemunho
Ao longo da programação, Grupos de Trabalho (GTs) vão discutir soluções consorciadas para abastecimento de água e tratamento de esgoto; prevenção de riscos de desastres, adaptação climática e pacto agroecológico; e o desenvolvimento social por meio da assistência social e segurança alimentar.
Estarão presentes, além de Gleisi, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB); o presidente da Ales, Marcelo Santos (União); o prefeito de Nova Venécia e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Lubiana Barrigueira (PSB); e o prefeito da cidade de Maricá (RJ) e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Washington Quaquá.
O diretor de Relações Institucionais da ABM, Gilmar Dominici, e o Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência, José Ilário, também participam do evento.
Viagem de Lula foi adiada
A visita da ministra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocorre no mesmo mês em que ele próprio realizaria uma viagem ao Espírito Santo.
O presidente deveria vir ao Estado nesta sexta-feira (2), para a entrega de 917 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida – Residencial Mata do Cacau – em Linhares. No entanto, o evento do Ministério das Cidades foi adiado.
Esta foi a segunda vez que a presença de Lula no Estado não se concretizou. Em fevereiro deste ano, num evento no Rio Grande do Sul, o presidente chegou a dizer que rodaria o país e que viria ao Espírito Santo após o Carnaval. A visita também não se confirmou.