Política

Ministro da Justiça faz reunião para decidir seu destino

Ministro da Justiça faz reunião para decidir seu destino Ministro da Justiça faz reunião para decidir seu destino Ministro da Justiça faz reunião para decidir seu destino Ministro da Justiça faz reunião para decidir seu destino

Brasília, 09 – Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que o novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, não poderá acumular a função com seu cargo de procurador no Estado da Bahia, o governo começou a articulação para tentar encontrar uma solução. O sucessor de José Eduardo Cardozo está reunido com seu staff no Ministério da Justiça para analisar alternativas. Segundo a decisão do STF, Lima e Silva terá 20 dias para tomar uma decisão.

Segundo fontes do Planalto, Lima e Silva estaria analisando uma possível renúncia do cargo. “Ele está refletindo. E o Planalto ainda não tem posição”, afirmou um interlocutor da presidente Dilma Rousseff, que disse que ela ainda não conversou o ministro após a decisão do STF.

Há pouco, Cardozo, que no papel de Advogado-Geral da União defendeu perante ao STF a possibilidade de Lima e Silva acumular os cargos, chegou ao gabinete da presidente Dilma. Também estão na conversa os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo).

Durante o dia, foi cogitado que Lima e Silva pudesse pedir aposentadoria do Ministério Público da Bahia para assumir o cargo na Esplanada. No entanto, segundo fontes informaram agora após a decisão do STF, o ministro ainda não teria tempo suficiente para isso.

Indicação do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, Lima e Silva tem 50 anos de idade e 25 anos de carreira e exercia os cargos de procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e de Procurador-Geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos. Ele também já comandou por dois mandatos consecutivos o Ministério Público do Bahia, entre 2010 a 2014.