Política

Ministro do STJ nega novo pedido de liberdade para Palocci

Ministro do STJ nega novo pedido de liberdade para Palocci Ministro do STJ nega novo pedido de liberdade para Palocci Ministro do STJ nega novo pedido de liberdade para Palocci Ministro do STJ nega novo pedido de liberdade para Palocci

Brasília – O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, negou um novo pedido de liberdade do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, preso na 35ª fase da Operação Lava Jato.

Em setembro, o juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão preventiva de Palocci, atendendo a pedido da Polícia Federal e da Procuradoria da República, que suspeitam que o ex-ministro destruiu provas. Palocci é acusado de ter recebido em propina da empreiteira Odebrecht R$ 128 milhões – parte desse valor teria sido destinada ao PT e usada para cobrir as despesas da campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010.

A defesa de Palocci impetrou um habeas corpus sob a alegação de que não há requisitos que justificariam a prisão preventiva. Fischer, no entanto, não encontrou “flagrante ilegalidade” ao analisar o caso.

“É de dizer-se que a fundamentação da decisão que decretou a prisão preventiva do paciente é extensa e pormenorizada, indicando dados concretos tendentes a viabilizar a medida constritiva”, argumentou Fischer em sua decisão. Fischer já havia negado no mês passado um outro pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-ministro.

“Os riscos de reiteração e persistência na prática de atividades ilícitas, evidenciados na decisão que decretou a prisão preventiva, conformam, neste momento, o requisito da garantia da ordem pública, densificando-o diante das singularidades da situação concreta”, ressaltou Fischer.

A Quinta Turma do STJ ainda julgará o mérito do habeas corpus.

A nova decisão de Fischer foi tomada no dia 7 de novembro e comunicada nesta quarta-feira, 16, pela assessoria do Superior Tribunal de Justiça.