
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelar a viagem que faria ao Espírito Santo nesta sexta-feira (16), a assessoria do partido no Estado informou que a agenda em Linhares está mantida e contará com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, que vai “representar o governo Lula”.
No município do Norte capixaba, o Ministério das Cidades vai entregar 917 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida – o Residencial Mata do Cacau. A entrega está marcada para às 15h.
LEIA TAMBÉM:
- Lula cancela viagem ao ES após morte do ex-presidente Uruguai, Pepe Mujica
- Virgínia diz que ‘vai pensar’ em parar com bets e provoca senadores: ‘Se faz tão mal, proíbe’
- Dilma exibe na China ‘mapa-múndi invertido’ do IBGE, alvo de críticas nas redes sociais
O evento havia sido marcado, primeiramente, para o dia 2 deste mês, mas foi adiado. Agora, mesmo sem a presença de Lula, a entrega será efetivada.
Esta é a terceira vez que uma visita do presidente agendada para este ano é cancelada. Desta vez, o chefe do Executivo irá para o Uruguai participar do velório do ex-presidente do país José Pepe Mujica. O líder uruguaio morreu nesta terça-feira (13).
Visita a São Mateus
Com as mudanças na agenda presidencial, a cerimônia em São Mateus da qual Lula participaria foi cancelada. Diferentemente do caso de Linhares, por não se tratar de uma entrega, o evento não seguirá sem o presidente.
O petista participaria de uma cerimônia na região do Sapê do Norte para celebrar a inclusão de quilombos no Acordo do Rio Doce, que prevê o pagamento de compensações a pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana (MG).
“Devido à ida do presidente Lula ao funeral do ex-presidente Pepe Mujica em Montevidéu, as agendas previstas para sexta-feira no Espírito Santo estão suspensas. Em breve, divulgaremos detalhes sobre a viagem ao Uruguai”, informou a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência na manhã desta quarta-feira (14).
Horas antes da morte de Pepe Mujica ser divulgada, Lula publicou um vídeo confirmando a visita ao Estado capixaba. Segundo ele, logo após o retorno da viagem à China, ele viria “diretamente para o Espírito Santo”.
Terceira viagem ao ES cancelada
Esta é a terceira vez neste ano que Lula cancela uma visita ao Espírito Santo.
Em fevereiro deste ano, em um evento no Rio Grande do Sul, o presidente chegou a dizer que rodaria o país e que viria ao Espírito Santo após o Carnaval. A visita não se confirmou.
Em seguida, ele participaria da entrega das casas populares em Linhares no início do mês, quando o evento foi adiado pelo Ministério das Cidades.