Política

Moro afirma considerar 'possível' aprovação do pacote anticrime ainda em 2019

Questionado sobre a aprovação do projeto anticrime ainda neste ano, afirmou que "é possível", mas não fez mais comentários sobre o trâmite.

Moro afirma considerar ‘possível’ aprovação do pacote anticrime ainda em 2019 Moro afirma considerar ‘possível’ aprovação do pacote anticrime ainda em 2019 Moro afirma considerar ‘possível’ aprovação do pacote anticrime ainda em 2019 Moro afirma considerar ‘possível’ aprovação do pacote anticrime ainda em 2019
Foto: Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta segunda-feira, 13, que considera “possível” a aprovação ainda em 2019 do pacote de medidas anticrime que encaminhou ao Congresso Nacional. “Acreditamos no projeto, que tem medidas simples e eficazes”, afirmou o ministro ao chegar a um evento no Rio de Janeiro, à noite.

Moro participou da abertura do I Simpósio Nacional de Vitimização Policial, durante o qual foi lançado o documentário “Heróis do Rio de Janeiro”, que trata de policiais militares atacados por criminosos durante o trabalho no Estado do Rio. “O policial está aí para servir e proteger, e não para ser alvo da criminalidade”, afirmou Moro.

“Não existe solução mágica (para o fim da vitimização dos policiais). Como estratégia, (uma medida seria) usar força sobrepujante. Para evitar o fator surpresa, a redução da criminalidade em geral”, avaliou o ministro, que não quis se manifestar sobre sua possível indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), quando abrir a próxima vaga no órgão. “(Não falar sobre isso) É uma questão de respeito aos policiais vitimados”, afirmou.

Moro citou dados que indicam redução da criminalidade nos primeiros meses deste ano, mas disse que “é cedo para comemorar”. Questionado sobre a aprovação do projeto anticrime ainda neste ano, afirmou que “é possível”, mas não fez mais comentários sobre o trâmite.