Política

Motta diz que vai discutir na quarta-feira sobre urgência de projetos que tratam do 8/1

Em publicação, presidente da Câmara dos Deputados não citou textualmente a anistia

Leitura: 2 Minutos
Hugo Motta
Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou em seu perfil no X que vai deliberar com líderes de bancadas, na quarta-feira (17), sobre a urgência da anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

Em sua publicação, o deputado se referiu ao tema como “projetos que tratam do acontecido em 8 de janeiro de 2023”, sem citar textualmente a anistia.

Ainda de acordo com o anúncio feito em rede social, foi incluída na pauta a Media Provisória 1300/2025, a MP da Tarifa Social da Energia Elétrica – que, segundo Motta, mantém a isenção da conta de energia para famílias em vulnerabilidade social.

O tema foi um dos tópicos de discussão entre Motta e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em almoço nesta segunda, 16.

O presidente da Câmara também anunciou a inclusão em pauta da PEC 3/2021, a PEC da Blindagem.

Segundo o deputado, a matéria “fortalece a atividade parlamentar” e “foi defendida pela maioria da representação do Colégio de Líderes”.

O deputado Cláudio Cajado (PP-BA) foi designado o relator do tema. Segundo ele, o “texto é “simples e conciso”, sem “licença para abusos”.