Política

Mudança no regime de chuvas torna piscinões obsoletos

Mudança no regime de chuvas torna piscinões obsoletos Mudança no regime de chuvas torna piscinões obsoletos Mudança no regime de chuvas torna piscinões obsoletos Mudança no regime de chuvas torna piscinões obsoletos

O professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) Pedro Roberto Jacobi afirmou que a mudança do regime de chuvas inviabiliza os piscinões. “Os eventos extremos demandam que a manutenção urbana seja cada vez mais importante e que os rios e os fluxos hídricos tenham capacidade de assimilação do volume de água quando temos precipitações muito além do esperado.”

Encarado como uma espécie de vilão entre os especialistas, o piscinão hoje serve como uma solução para situações emergenciais. Alto custo, de difícil manutenção, em muitos casos ele se torna depósito de lixo em períodos de seca, concentra insetos e roedores, o que traz riscos à saúde da comunidade no entorno. Por outro lado, em casos de grandes tempestades é o que impede inundações maiores.

Jacobi lamenta a falta de planejamento a longo prazo. “Houve um movimento importante de implementação de parques lineares que depois se interrompeu. Esse é um dos grandes complicadores da política pública: a descontinuidade de certos tipos de agenda.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.