Política

'Não tenho intenção de disputar nada em 2026', diz Camilo Santana

‘Não tenho intenção de disputar nada em 2026’, diz Camilo Santana ‘Não tenho intenção de disputar nada em 2026’, diz Camilo Santana ‘Não tenho intenção de disputar nada em 2026’, diz Camilo Santana ‘Não tenho intenção de disputar nada em 2026’, diz Camilo Santana

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta quarta-feira, 30, que não tem intenção de disputar a Presidência da República em 2026. O ex-governador do Ceará foi o cabo eleitoral petista mais bem-sucedido nas eleições municipais, em que o partido elegeu Evandro Leitão para a prefeitura de Fortaleza.

“Tenho um mandato de Senador, são oito anos ainda. Então, não tenho intenção de disputar nada em 2026. Minha motivação é agora contribuir com o Ministério da Educação e com o presidente Lula”, disse o ministro, que ainda descreveu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o “maior presidente da história desse país, que está reconstruindo a educação pública”.

O ministro participou ativamente da campanha de Leitão na capital cearense. O petista teve 50,38% dos votos e bateu por pouco o deputado federal André Fernandes (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ficou com 49,62%.

Na terça-feira, 29, Lula recebeu o prefeito eleito em Brasília. Santana, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o senador Cid Gomes (PSB-CE) participaram da reunião. Segundo o ministro, o encontro foi promovido pelo presidente, que quis parabenizar Leitão pessoalmente.

O ministro avaliou a corrida eleitoral como “dura” e disse que Lula se colocou à disposição de Leitão para ajudar no governo. Para Santana, o PT terá “responsabilidade muito grande”, pois pela primeira vez na história do Estado um mesmo partido ocupa a chefia do Executivo nas esferas federal, estadual e municipal na capital cearense.