Política

Novo governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, toma posse na Assembleia nesta tarde

Para a solenidade, foram convidados representantes dos tribunais de Justiça e de Contas, do Ministério Público Estadual, além de prefeitos, deputados federais, senadores, entre outros

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 1º de janeiro, o governador eleito do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), toma posse na Assembleia Legislativa, às 15 horas. Na sessão solene, também será empossado o vice-governador César Colnago (PSDB). Na solenidade, Hartung e Colnago deverão prestar o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal e Estadual, observar as leis e promover o bem geral do povo espírito-santense, segundo o Regimento Interno da Casa e a Constituição Estadual.

Para participar da solenidade, foram convidados representantes dos tribunais de Justiça e de Contas, do Ministério Público Estadual, além de prefeitos e vice-prefeitos, deputados federais, senadores, vereadores, entre outros. A abertura terá a apresentação da banda da Polícia Militar do Espírito Santo. 

A assinatura no Legislativo será em um novo livro de posses, já que o que estava em uso está fragilizado e será guardado em condições especiais e preservado para pesquisa histórica, segundo o secretário-geral da Mesa, Carlos Eduardo Casa Grande. A primeira assinatura registrada no livro é a do ex-governador Carlos Monteiro Lindenberg, em 1947.

Após a leitura da Declaração de Compromisso Constitucional e da assinatura do termo de posse no Legislativo, o presidente da Assembleia, deputado Theodorico Ferraço (DEM), ou outro parlamentar designado, falará em nome da Casa e, em seguida, será a vez do governador eleito. A sessão, assim, é encerrada para dar início à cerimônia de transição de poder no Palácio Anchieta, marcada para as 16h30. É nessa cerimônia que ocorre a entrega da faixa de governador por Renato Casagrande (PSB). 

Rito de posse

1.  O presidente da Assembleia abre a sessão solene e é composta a mesa do evento, com o primeiro e segundo secretários da Casa. 
2.  É constituída uma comissão de deputados para conduzir o governador e vice eleitos do Salão Nobre ao Plenário.
3.  A sessão é suspensa por alguns minutos para que os deputados se dirijam ao Salão Nobre da Casa, onde os eleitos os aguardam. 
4.  Com a entrada do governador eleito e vice no Plenário, a sessão é reaberta e ambos são convidados pelo presidente a tomar lugar à Mesa.
5.  Dá-se a entrada solene da bandeira do Brasil, conduzida por oficial da Polícia Militar, e do Espírito Santo, levada por oficial do Corpo de Bombeiros Militar.
6.  A Banda de Música da Polícia Militar executa o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Oficial do Espírito Santo.
7.  O governador e o vice eleitos faz o juramento. 
8.  O presidente da Casa recebe o compromisso de posse e declara empossados o governador e o vice eleitos.
9.  Os candidatos eleitos assinam livro de posse.
10. Discursos, seguidos do encerramento da sessão solene.

Pontos moeda