Política

Novo secretário de Controle e Transparência é empossado no Palácio Anchieta

O governador disse ainda que a Secretaria de Controle e Transparência tem como missão orientar os demais órgãos para execução de boas práticas e política públicas

Cerimônia foi realizada nesta manhã Foto: Assessoria do Governo do Estado

Na manhã desta terça-feira (6), o novo secretário de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, foi empossado pelo governador Paulo Hartung. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta, sede do poder executivo, em Vitória

Segundo o governador, é preciso criar um Portal da Transparência que seja prático. “Precisamos avançar e criar um novo Portal da Transparência que seja prático que permita ao cidadão acessar as informações de forma mais fácil e prática para entender a destinação dos recursos públicos. Ou meta importante é a aplicação da lei anti-corrupção em terras capixabas, pois precisamos melhorar esse país e o bom  exemplo tem que vir das lideranças que estão no poder", ressaltou.

O governador disse ainda que a Secretaria de Controle e Transparência tem como missão orientar os demais órgãos para execução  de boas práticas e política públicas que atenda, dentro da legalidade,  com as reais necessidades da população capixaba. "Queremos uma Secretaria que apresente os caminhos legais e oriente todos os órgãos estaduais", destacou.

Ao final do discurso, o governador Paulo Hartung afirmou que em  seu histórico político sempre priorizou a prática e o bom exemplo na criação de políticas públicas para controle e transparência interna de órgãos públicos. “Essa é minha prática e minha marca”, disse.

Já o novo secretário de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, adiantou que pretende dar mais transparência aos atos do poder executivo estadual. "Assim como o governador, pretendo colocar em prática a lei anticorrupção. Quero que o Espírito Santo seja pioneiro neste seguimento, pois sabemos da importância e zelo do recurso público.  Ainda não tenho definido as ferramentas, mas vamos ampliar nossos canais de comunicação para divulgar os gastos e receber denúncias", disse.

Perfil
Marcelo Zenkner, 43 anos,  é professor da Faculdade de Direito de Vitória desde 2002; membro da Associação Internacional de Procuradores (IAP); Foi assessor especial do Gabinete do Procurador-Geral. É promotor no Ministério Público do Estado; Além de participar de importantes investigações no Espírito Santo.

Brasão 
Ainda durante o evento, o governador anunciou que a atual gestão descarta a criação de uma marca publicitária. "O verdadeiro símbolo será  a melhoria da qualidade do serviço público e a imagem para identificação do Governo Estadual será o brasão oficial. "Desafio as demais  as Prefeituras do Estado a copiarem essa boa é responsável prática", provocou o governador.

Pontos moeda