Política

Eleitores passam a noite em fila para conseguir realizar o recadastramento biométrico em Vila Velha

O funcionamento começa sempre às 10 horas, mas várias pessoas dormiram na fila para conseguir regularizar a situação

A fila estava gigantesca nesta manhã. Foto: Suellen Araújo/ TV Vitória 

Faltando poucos dias para o fim do prazo para realizar o recadastramento biométrico, teve eleitor capixaba que chegou a dormir na fila para conseguir resolver a situação, em Vila Velha

Na manhã desta terça-feira (16), a fila estava gigante no Shopping Boulevard. Teve gente que chegou às 23 horas desta segunda-feira (15) para conseguir atendimento.

TRE-ES amplia prazo para eleitores

Com a grande quantidade de pessoas que ainda não conseguirem realizar o recadastramento, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) começou a distribuir senhas para atender a partir da próxima semana os eleitores do município que não conseguirem realizar o recadastramento biométrico até a próxima sexta-feira (19), quando terminava o prazo para regularização.

Os atendimentos serão realizados a partir do dia 22 de janeiro, na Central de Biometria, localizada no Boulevard Shopping, em Vila Velha, mas serão exclusivos para quem for à Central de Recadastramento e não for atendido até a data limite. A medida foi tomada pelo aumento no número de pessoas que estavam se dirigindo até o local de atendimento.

Eleitores podem ter CPF cancelado

A não realização da biometria causará automaticamente o cancelamento do título eleitoral e pode, dentre outras complicações, acarretar na suspensão do CPF de quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral.

A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), com informações complementares da própria Receita Federal. De acordo com o órgão, "haverá suspensão do registro no CPF para quem tiver o título de eleitor cancelado".

Documentos necessários

Para fazer a revisão biométrica o eleitor deve levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação e comprovante de residência e o título (caso o tenha). O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores entre 18 e 70 anos. os eleitores que têm o voto facultado (analfabetos, jovens com 16 e 17 anos e cidadãos com mais de 70 anos) e que possuem interesse em participar do processo eleitoral também deverão fazer o cadastro biométrico.

Não são aceitos a CNH como documento de identificação para a operação de alistamento (primeiro título) e o novo modelo de passaporte para qualquer operação eleitoral, por não conterem dados referentes à nacionalidade/naturalidade ou à filiação.

Serviço

Central de atendimento da biometria - VV

Endereço: Boulevard Shopping - próximo ao terminal rodoviário de Itaparica. Rodovia do sol n° 5000, bairro Jóquei. Vila Velha

Horário de atendimento: das 10h às 18h, de segunda a sábado.


Pontos moeda