• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Renan Filho promete solidez fiscal em 2º mandato como governador de Alagoas

Posse dos Governadores 2019

Política

Renan Filho promete solidez fiscal em 2º mandato como governador de Alagoas

Durante o discurso, ele destacou ações de universalização da oferta de água

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil

O governador de Alagoas Renan Filho e o seu vice, Luciano Barbosa, foram empossados na tarde de terça-feira (1º) em sessão solene na Assembleia Legislativa do estado. 

Ao discursar, Renan Filho, que foi reeleito com 77,3% dos votos no primeiro turno, destacou a prioridade de seu governo para a solidez fiscal. “O controle de gastos será feito com uma lupa ainda mais potente para que se extraia do dinheiro público o máximo possível”, disse, acrescentado que isso será feito cortando desperdícios e privilégios.

O governador prometeu ainda investimentos em saúde, educação e segurança pública, com entrega de cinco novos hospitais que estão em construção, novas escolas em tempo integral e concurso público para a área de segurança. “Vamos avançar em obras públicas de cobertura do esgotamento sanitário”, disse.

Após a sessão solene de posse na Assembleia Legislativa, governador e vice serão recebidos no Largo das Bandeiras pela Guarda de Honra da Polícia Militar de Alagoas no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), na Praça dos Martírios, no centro da capital alagoana. Em cerimônia no Salão de Despachos do Mupa, o governador deu posse ao secretariado.

Perfil

Renan Filho tem 39 anos, é casado com a administradora Renata Pires Calheiros e tem dois filhos. O candidato reeleito pertence a uma tradicional família de políticos nordestinos. É filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), ex-ministro e ex-presidente do Senado. Filiado ao MDB (na época, PMDB) desde 2003, Renan Filho foi prefeito de Murici (AL) de 2005 a 2010, quando renunciou ao cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Na Câmara foi vice-líder do PMDB.

Apesar da curta carreira política, Renan Filho foi eleito governador de Alagoas em 2014, no primeiro turno, com 52% dos votos válidos, derrotando o senador Benedito de Lira (PP). É bacharel em ciências econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Políticas Públicas para a Primeira Infância na Universidade de Harvard (Cambridge, EUA).