Política

Secretário de Obras de Casagrande fala sobre Aquaviário, Leitão da Silva e Terminal de Itaparica

Em entrevista, Fábio Damasceno falou sobre projetos da nova gestão para a mobilidade urbana do Espírito Santo

Foto: Raphael Marques

A nova gestão do Espírito Santo tem, entre seus desafios, responder questões que há muitos anos permeiam a realidade dos capixabas. Entre elas, o projeto do aquaviário, as obras do Terminal de Itaparica e a conclusão da avenida Leitão da Silva.

Em entrevista a equipe de reportagem da TV Vitória / Record TV, o novo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Fábio Damasceno - que atuou na mesma secretaria no governo anterior de Renato Casagrande - falou sobre o futuro das obras em atraso e sobre projetos de melhoria, principalmente no âmbito da mobilidade urbana.

Aquaviário

O funcionamento de um aquaviário entre Vitória e Vila Velha é uma promessa antiga para os capixabas como alternativa, principalmente para fugir do trânsito da Terceira Ponte. O secretário afirmou que o projeto para a implantação do aquaviário foi licitado em 2013 - na gestão anterior de Renato Casagrande - porém o último governo não teria dado prosseguimento ao mesmo.

"Vamos remodelar os estudos que foram feitos anteriormente e avaliar as estações, os tipos de barco, os custos do sistema para lançarmos um novo edital. O aquaviário precisa ser 100% integrado ao sistema Transcol, com um bilhete único", disse Fábio.

Terminal de Itaparica

Quando questionado sobre um prazo para a entrega do terminal - que segue interditado desde julho de 2018 - o secretário disse que "precisamos trabalhar o mais rápido possível. Já pedimos para as equipes do Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) e o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) fazerem uma avaliação de como foi a contratação no ano passado para a retirada do telhado. Estamos em reuniões constantes para fazermos essa avaliação e quando nós vamos poder retomar a obra ou retomar as operações do terminal de Itaparica. As equipes ainda estão avaliando e devemos tomar as medidas o mais rápido possível para informar a população".

Leitão da Silva

As obras da avenida Leitão da Silva, em Vitória, tiveram início em 2014. Na entrevista, o novo secretário informou que a meta é que a conclusão das obras aconteça o mais rápido possível. Fábio disse que, na gestão anterior de Casagrande, a obra já estava em andamento, porém ainda não há um prazo definido para a entrega da avenida.

"[...]é uma obra que também deixamos em andamento. Um ano de andamento de obra, na época tivemos bastante avanço. A meta é cumprir o mais rápido possível as obras da Leitão da Silva. A meta é eliminar qualquer problema que tenha. Era uma obra prevista para 18 meses, não é possível que dure mais de seis anos". O secretário disse que a equipe vai avaliar o andamento da obra antes de definir um prazo para a entrega. 

Mobilidade urbana

Fábio ressaltou que existem projetos para a melhoria da mobilidade urbana na região da Grande Vitória. Entre os projetos citados, estão a bilhetagem única e a renovação da frota dos coletivos.

"Temos vários projetos para melhorar a mobilidade urbana. O restabelecimento do terminal de itaparica é um deles. A renovação de frota do Transcol também. Precisamos novamente começar a renovar a frota e temos propostas para isso. O bilhete único metropolitano é algo que precisa ser implantado, facilitando o acesso da população ao sistema de transporte, trazendo mais segurança e rapidez no embarque dos passageiros".

O secretário ainda citou outras medidas como as bicicletas compartilhadas integradas ao Transcol, para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana.

Pontos moeda