Posse dos Governadores 2019

Política

Wilson Lima toma posse no governo do Amazonas

O evento ocorreu o Teatro Amazonas, tradicional cartão postal da cidade. Também tomou posse seu vice, Carlos Almeida Filho (PRTB)

Foto: Reprodução/Facebook

Jonas Valente – Repórter Agência Brasil

No Amazonas, Wilson Lima tomou posse na última cerimônia da bateria de troca das administrações estaduais na terça-feira (1º). 

Lima (PSC) se apresentou como alternativa “independente” nas eleições deste ano. Com esse discurso, derrotou nomes tradicionais do estado, como o governador Amazonino Mendes (PDT), seu adversário no 2º turno, e o ex-governador Omar Aziz (PSD). O social-cristão obteve 58,5% dos votos dos amazonenses. Ele foi um dos dois governadores eleitos pelo PSC, para além de Wilson Witzel no Rio de Janeiro.

Após o juramento de respeito à Constituição e leitura do termo de posse, os novos governador e vice falaram às autoridades presentes. Lima fez um discurso enfatizando a todo momento o foco nos cidadãos do estado. Simbolizou essa linha ao informar que não colocará foto sua nas repartições públicas, mas de amazonenses “comuns”.

Economia

Outro ponto de sua fala foi o desenvolvimento econômico da região. Segundo ele, a administração será baseada em três eixos: gestão eficiente e responsável, desenvolvimento empreendedor e um estado “com qualidade de vida”.

Na organização da máquina pública, o novo titular anunciou que pretende realizar reformas para promover eficiência na gestão e assegurar processos de monitoramento e avaliação de políticas públicas. “Vamos fazer reforma na administração estadual para assegurar eficiência na gestão, vamos implantar o monitoramento e avaliação de políticas para garantir que o estado invista somente naquilo que dê retorno positivo e gere benefícios ao cidadão”, prometeu o governador.

Lima disse que, junto à sua equipe de governo, já tomou conhecimento da situação do estado. “Após avaliação do atual cenário, leitura e interpretação de números e dados, planejamos a estruturação da administração estadual baseada em três grandes eixos: gestão eficiente e responsável, desenvolvimento empreendedor e sustentável e o Amazonas com qualidade de vida”, disse.

A biodiversidade do estado também foi tratada por Wilson Lima. “Vamos lutar para fazer da cobertura vegetal um ativo e que a floresta seja percebida como atrativo de valores, e não como empecilho”. Lima destacou que é preciso estimular os setores com potencial econômico do estado, como o caso da floresta.

Por fim, assim como nas posses de outros governadores, a nova autoridade máxima amazonense fez um chamado ao diálogo entre outros Poderes, como Assembleia Legislativa e órgãos do Judiciário, assim como outras partes do setor público do estado, como prefeitos e vereadores, para superar os desafios do estado.

Perfil

Lima é jornalista e apresentador de televisão. Até junho deste ano, comandava o programa popular Alô Amazonas,na TV A Crítica de Manaus. Era filiado ao PR, mas deixou o partido quando este se aliou ao MDB do senador Eduardo Braga, ex-ministro de Minas e Energia. Ele é natural de Santarém e se formou em gestão turística.

Pontos moeda