Política

Vídeo de Magno Malta viraliza e senador diz que convocação a ataques ao Congresso é montagem

Os prédios dos Três Poderes da Democracia foram invadidos e depredados por vândalos bolsonaristas inconformados com a derrota de Bolsonaro nas urnas

Lais Magesky

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução | Magno Malta / Marcelo Camargo | Agencia Brasil

Após vídeos circularem pelas redes sociais e grupos de mensagens neste domingo (08), informando que Magno Malta (Partido Liberal), eleito senador pelo Espírito Santo, convocou greve geral em frente ao Congresso Nacional para esta data, o político se pronunciou sobre o caso. 

Malta afirmou que as informações são falsas e que não passam de montagem e fake news. Assista ao vídeo que viralizou:

Magno Malta gravou um novo vídeo na tarde de domingo (08) após os atos radicais em Brasília que resultaram na invasão, com depredação, do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. 

Ele afirma que, quem escuta o áudio do vídeo viralizado, pode perceber que "ele fala sobre a luta do Brasil e da legitimidade do povo brasileiro", e que o vídeo é antigo e está sendo repostado com a palavra "greve geral". Leia na íntegra o que diz o político:

"Oi, pessoal. Recebi dois vídeos, escrito em cima 'greve geral'. Quem ouve o vídeo, eu falo da luta do Brasil e da legitimidade do povo brasileiro. Eu não convoco ninguém para fazer greve geral. Deve ser gente muito mal intencionada, em tentativa de trazer prejuízo a minha pessoa, ou a nós, patriotas. Pode ter sido feito pela própria esquerda, por alguém que não gosta de mim ou que queira criar problemas. Sempre lutei e continuo lutando. O vídeo é antigo, estão repostando com a palavra 'greve geral'. Antigo, fake news. Não convoquei greve geral"

No entanto, o senador eleito não soube confirmar quando exatamente postou o vídeo que, segundo ele, foi usado por outras pessoas, com más intenções. " Esse vídeo tem 90 ou 60 dias", disse. Assista abaixo:

Já durante a noite de domingo, a assessoria do político divulgou um vídeo em que Malta diz: "Não aprovo vandalismo, não faz parte da nossa cultura. Não batemos palma para isso. O Brasil está dividido. O povo não é bobo. (...) Assisti com tristeza tudo que ocorreu e está ocorrendo em Brasília. Que haja harmonia entre os Poderes e respeito à Constituição".

LEIA TAMBÉM: >> De Olho no Poder | Chefes de Poderes no Estado repudiam invasões em Brasília

Entenda a cronologia da invasão nos prédios dos Três Poderes

No momento da invasão, manifestantes antidemocráticos derrubaram as grades do local de acesso ao prédio do Congresso Nacional. A polícia soltou gás de pimenta, mas, mesmo assim, pessoas que estavam na manifestação furaram o bloqueio de segurança.

Os invasores reagiram às bombas de efeito moral usadas pelas forças policiais e conseguiram afastar as tropas. Após invadirem o Congresso, os grupos se dirigiram à rampa do Palácio do Planalto.

LEIA TAMBÉM: >> Após invasão e vandalismo nos Três Poderes, Lula decreta intervenção federal no DF

Do lado de fora do Congresso, os apoiadores de Bolsonaro aplaudiram a chegada da Polícia Militar. Transmissões ao vivo, em redes sociais, mostraram os manifestantes chamando policiais de patriotas, além de alguns agentes tirando selfies com os apoiadores do ex-presidente.

Após a invasão ao Congresso Nacional, os bolsonaristas radicais também invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF). Os vândalos quebraram vidros da fachada, entraram no prédio e chegaram até o plenário. No Palácio do Planalto, os bolsonaristas radicais chegaram até o quarto andar e depredaram a sede do Poder Executivo.

Lula decretou intervenção federal no DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal no Distrito Federal, em Brasília, após invasão de grupos extremistas nos Três Poderes neste domingo (08).

Leia parte do anúncio:

"Pessoas que chamamos de fascistas, tudo que é abominável da política. Invadiram os Três Poderes como verdadeiros vândalos, destruindo o que encontraram pela frente. Todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e punidas. Vão perceber que a democracia garante o direto de liberdade, livre comunicação, expressão. Mas exige respeito às instituições que fortalecem a democracia. Poderíamos chamá-los de nazistas e fascistas fanáticos. Fizeram o que nunca foi feito na história desse país. A esquerda brasileira já teve gente torturada, morta, desaparecida e nunca vocês leram uma notícia de algum partido ou movimento de esquerda que invadiu o Congresso Nacional, Suprema Corte... Não existem precedências. Terão que ser punidos. Vamos descobrir quem são os financiadores deles. Vão pagar com a força da lei. Uma irresponsabilidade, gesto antidemocrático. Vou ler para vocês o decreto que assinarei agora. 'Intervenção Federal no DF com objetivo de contermos a ordem pública" 

O que dizem os senadores capixabas sobre a intervenção

A reportagem do Folha Vitória ouviu os senadores capixabas no Congresso para saber como eles pretendem votar na matéria, prevista para ser apreciada pelos parlamentares nesta segunda-feira (09).

Foto: Reprodução/ Senado Federal

A senadora Rose de Freitas (MDB), que cumpre mandato até o dia 31 deste mês, disse que votará a favor do decreto de Lula.

"Voto a favor e entendo que esta medida é absolutamente necessária, tendo em vista que sinais e avisos que indicavam a organização para essa invasão de Brasília aos poderes constituídos não foram suficientes para que a segurança pública se organizasse para o enfrentamento desse ignóbil ataque à democracia brasileira", afirmou a senadora.

Quem também se manifestou favorável ao decreto foi o senador Fabiano Contarato (PT). Ele classificou de terroristas os manifestantes que vandalizaram os Três Poderes na tarde deste domingo.

"A intervenção federal no DF é medida que se impõe, para desmantelar o conluio condescendente com terroristas que se instalou na cúpula da segurança pública da capital Precisamos identificar os responsáveis e puni-los de forma inclemente!", pontou.

Já o senador Marcos Do Val (Podemos), declaradamente de direita e contra a eleições de Lula como presidente da República, disse que vai aguardar o resultado de uma reunião com demais senadores para decidir como votará no decreto.

"Convoquei os senadores que fazem parte da Comissão de Gestão de Crise para uma reunião. Vou esperar o resultado da reunião", disse.

Veja fotos da invasão e da destruição deixada por bolsonaristas extremistas

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Wilton Júnior/Estadão Conteúdo
Wilton Júnior/Estadão Conteúdo
RENATO GUARIBA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
RENATO GUARIBA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
RENATO GUARIBA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
RENATO GUARIBA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
RENATO GUARIBA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
MATHEUS W ALVES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
MATHEUS W ALVES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
LUCAS NEVES/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
LUCAS NEVES/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

LEIA TAMBÉM: >> Terroristas são rendidos e presos dentro do Palácio do Planalto após destruição

>> Intervenção federal: entenda o decreto de Lula e o que acontece agora

>> “Seita bolsonarista”, “golpistas” e “a direita perde”: veja as manifestações dos parlamentares capixabas sobre as invasões em Brasília

Pontos moeda