Política

Cid Gomes critica proposta que cria quarentena para fusão de partidos

Redação Folha Vitória

Brasília - O ministro da Educação, Cid Gomes, criticou na noite desta terça-feira, 3, a proposta que deve entrar na pauta da Câmara dos Deputados criando uma quarentena para fusão de partidos políticos. No projeto que o DEM quer colocar em votação, a fusão de partidos só será permitida para siglas que tenham registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há pelo menos cinco anos.

"Fusão de partido deve ser algo permanentemente admissível, penso assim. Acho que isso é um princípio democrático e ao meu juízo, quem quiser alterar isso, vai estar ferindo direitos", opinou.

A proposta do DEM tem a simpatia da cúpula do PMDB, partido que comanda a Câmara e o Senado. Os peemedebistas têm como alvo o Partido Liberal (PL), sigla que o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), trabalha para formalizar.

Cid está reunido nesta noite com a bancada do PROS na Casa e disse que pedirá aos deputados de seu partido empenho para aprovação do projeto que cria um instituto para avaliar as instituições de Ensino Superior. "É importante que o Ministério tenha um instrumento na sua estrutura que possa aferir permanentemente a qualidade dos cursos superiores do Brasil", argumentou. A proposta já passou pelo crivo dos senadores e aguarda apreciação na Câmara.

Pontos moeda