Política

Presidente do PSDB-MG convoca Anastasia a assumir "missão" de ser candidato

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado Domingos Sávio, disse nesta quarta-feira, 21, que o partido fará um "apelo" para que o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) assuma a "missão" de ser o candidato tucano ao governo de Minas.

"Anastasia não vai ignorar isso. É uma convocação. A vida pública não se faz só de desejo pessoal. É uma missão", afirmou Sávio. "Se tem perspectiva dele resolver nosso problema em Minas Gerais, tem que tentar. Ele não precisa nem se licenciar do cargo (de senador), já que está na metade do mandato", complementou.

Sávio falou à imprensa após se reunir com o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A conversa contou com a participação do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), secretário-geral tucano.

O presidente do PSDB de Minas contou também que Alckmin deve se reunir com Anastasia justamente para tratar do assunto. Segundo Sávio, Alckmin ficou "entusiasmado" com a possibilidade de contar com um palanque próprio no Estado.

Nos bastidores, no entanto, a candidatura própria do PSDB é vista como uma articulação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que, mesmo réu no Supremo Tribunal Federal, insiste em tentar a reeleição ao Senado. Apesar disso, Anastasia estaria desinteressado em disputar o posto por conta da situação do partido no Estado.

Parlamentares da bancada mineira contam que Aécio está confiante que se reelegerá como senador. O tucano acredita que as denúncias contra ele se arrefecerão até a eleição. Por isso, o melhor palanque para ele seria com Anastasia como cabeça de chapa, mas seu antigo afilhado quer se distanciar do padrinho. "Aécio acha que ele tem saída, mas disputar o senado é um risco para ele", avaliou um mineiro.

Uma das explicações para a movimentação é que outro possível candidato ao governo de MG, o deputado Rodrigo Pacheco (MDB-MG), tem mostrado resistência em dar espaço para o senador mineiro em sua chapa.

Pontos moeda