Política

Projeto quer permitir parcelamento de taxa paga por empresas de radiodifusão

De autoria do deputado Takayama (PSC-PR), o PL 9183/2017 quer permitir o parcelamento em até 180 vezes das taxas cobradas pelas emissoras de rádio para aumento de potência ou migração entre faixas

Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados quer permitir o parcelamento, em até 180 vezes, das taxas cobradas pelas emissoras de rádio para aumento de potência ou migração entre faixas, como por exemplo, a mudança na frequência de AM para FM.

De autoria do deputado Takayama (PSC-PR), o PL 9183/2017 visa altera o Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62), que prevê a cobrança de taxas para a mudança de potência ou de faixas. Os valores são definidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Com o PL 9183/17, o deputado espera facilitar o pagamento das taxas pelas emissoras de rádio do País, evitando a inadimplência no setor.

Segundo Takayama, o valor é alto e só pode ser pago em uma parcela. Para as pequenas rádios do País, isso representa um empecilho, pois o fluxo de caixa não suporta pagamentos elevados. “Com exigência de pagamento em única parcela, muitos radiodifusores deixem de fazer o aporte a outras classes de potência”, disse.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Pontos moeda