Política

'Não podemos permitir a submissão do Brasil aos EUA', diz Lula em carta

A carta foi enviada à jornalistas na sexta-feira (23) e faz referência às sanções econômicas assinada em 2014

Marlon Max

Redação Folha Vitória
Foto: Juca Varella/Agência Brasil)

A carta enviada por Lula, na última sexta-feira (23) foi publicada no portal Instituto Lula. Na mensagem, o ex-presidente faz críticas à postura do governo americano e diz que a situação da Venezuela é um problema dos Venezuelanos. 

“Maduro é um problema dos venezuelanos, não dos americanos. Falam em fome mas não falam no Bloqueio, que mata inocentes”

Lula faz referência às sanções econômicas assinada em 2014 pelo então presidente dos EUA, Barack Obama. Desde então, o cerco financeiro ao mercado Venezuelano vem se fechando. No início de 2018, o atual presidente americano, Donald Trump emitiu uma ordem executiva proibindo inclusive a movimentação de moedas digitais Venezuelanas no mercado americano de criptomoedas. 

Foto: Reprodução

O ex-presidente, condenado e preso desde o ano passado, termina a carta endereçada ao editor do site Nocaute falando sobre sua própria condição;

“Fernando, quando sua netinha perguntar se eu vou ser solto, diga para ela que estou livre em espírito e pensamento, meu coração está livre.”

Confira a carta na íntegra 

“Querido companheiro Fernando de Morais.

Muito obrigado pela carta. Quero aproveitar e dizer que sempre que tenho oportunidade assisto o Nocaute. Adoro você e a querida e simpática Ana Roxo fazendo uma dupla sensacional. Fernando, acompanho, gosto e sou torcedor do sucesso de vocês.

Fernando, não podemos permitir a submissão do Brasil aos EUA. Não podemos entregar o Brasil ao Imperialismo, lutar pela soberania é demonstração de patriotismo e dignidade, é só copiar o orgulho do povo do Vietnã, e ganharemos qualquer guerra.

Fernando, por mais errado que seja o Maduro, ele é problema para os venezuelanos e não para os americanos. Fernando, só falar que o povo está passando fome, sem falar do Bloqueio, é uma grande sacanagem.

Fernando, um canhão ou uma metralhadora mata soldados. Bloqueio mata crianças, homens e mulheres inocentes, e os Americanos são especialistas em fazer Bloqueio.

Cuba que o diga.

Caros amigos(as) Fernando e Ana Roxo, vou trazer vocês para uma visita.

Fernando, quando sua netinha perguntar se eu vou ser solto, diga para ela que estou livre em espírito e pensamento, meu coração está livre. E que ela se sinta beijada na testa, todas as noites, quando ela está dormindo.

Caro Fernando, acredite.

O amor sempre vencerá

A verdade sempre vencerá

Nós venceremos porque temos a verdade.

Caro Fernando, continuo afirmando: não troco minha dignidade pela minha liberdade

Tenho certeza, a História me absolverá (Fidel).

Aguardo vocês.”

Pontos moeda