Política

Dito Xaréu assume vaga na Câmara de Guarapari

Vereador, que chegou a ter candidatura cassada acusado de receber propina na legislatura passada assume vaga de Chico Móveis, que morreu no último dia 13

Foto: arquivo pessoal

O vereador Marcial de Souza Almeida (PSDB), mais conhecido como Dito Xaréu,  tomou posse na Câmara de Vereadores de Guarapari, nessa segunda-feira (22). Ele ocupa a vaga do vereador Chico Móveis, que morreu no dia 13 de fevereiro após cair de um caminhão, na região de Boa Esperança. 

Segundo a Câmara, não houve clima de comemoração durante a sessão, e a solenidade reuniu apenas vereadores, alguns amigos, familiares e correligionários do vereador. No discurso de posse, o parlamentar falou como pretende conduzir o mandato. "Reafirmo o compromisso de cumprir minhas obrigações constitucionais e de exercer minha representatividade parlamentar, neste município, com diligência, responsabilidade e ética".

Processo

Dito Xaréu ocupa pela terceira vez o cargo de vereador na cidade. Sua última passagem não passou despercebida. Ele chegou a ter o mandato cassado pela Casa, em 2019. O motivo: suposta negociação de propina com empresários do ramo de entretenimento. Ainda assim, o vereador ficou no cargo até o final do mandato. 

No final do ano passado, o Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação do registro de candidatura Dito Xaréu, que buscava a reeleição. O MPE alegou que, como o parlamentar foi cassado pela Câmara, não poderia disputar as eleições. Entretanto, logo depois a Justiça de Guarapari decidiu pela anulação da cassação do vereador na Casa por considerar ilegais as provas que embasaram a cassação. 

O vereador disputou o pleito, mas, com 757 votos, não foi reeleito, e ficou como suplente de Chico Móveis. 




Pontos moeda