No primeiro mês de gestão, Serra inicia processos de digitalização

Política

No primeiro mês de gestão, Serra inicia processos de digitalização

Município já criou ferramenta para agendamento online de vacinas e sistema online para gerenciamento de obras residenciais

Foto: Divulgação

Reorganização, limpeza, vacinação, estruturação da rede de ensino para a volta às aulas em meio à pandemia do novo coronavírus e lançamento de ferramentas digitais para agilizar a vida do morador da Serra. Estas foram as ações da Prefeitura da Serra  nos primeiros 30 dias da gestão do prefeito Sergio Vidigal. 

Para combater a pandemia, o município se organizou para receber, armazenar, distribuir e aplicar a vacina contra o coronavírus. Até o final de janeiro, 5.305 pessoas do grupo prioritário já haviam recebido a dose. Para que tudo funcione,  a prefeitura desenvolveu uma ferramenta de agendamento online de vacinação.

Também no meio digital, uma das bandeiras de campanha do prefeito Sergio Vidigal, a prefeitura desenvolveu o sistema para licenciamento de obras residenciais totalmente online. Segundo a administração, é o primeiro do País. O objetivo das duas ferramentas é reduzir filas e agilizar processos.

"Assumimos a gestão no meio de uma pandemia, com o objetivo de reduzir gastos e fazer a Serra dar o salto para o futuro. E já começamos esse trabalho no primeiro dia da gestão. Saúde, educação e segurança são nossas prioridades, além de investir em tecnologias para acelerar as entregas à população, como o agendamento on-line para vacinação, que já está em andamento. Os moradores da Serra merecem esses avanços", disse Vidigal.

Volta às aulas

Para a retomada das aulas, a prefeitura fez vistorias nas escolas para adequá-las aos protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus. As intervenções já começaram e os alunos retornam no dia 1º de março, de forma híbrida. Todo o corpo docente passa por treinamento para a voltarem às salas de aula.

Segurança

Na área de segurança, mais uma inovação tecnológica no município. A administração contratou um sistema de videomonitoramento capaz de identificar veículos roubados que passam pelo município.

Durante o mês de janeiro, as equipes de abordagem social estiveram nas ruas para oferecer serviços às pessoas em situação de rua. Algumas aceitaram acolhimento e outras até foram reintegradas às famílias.

Ainda no mesmo mês, houve a integração da Guarda Municipal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Posturas para a realização de operações de combate à aglomeração nos bairros. Também foi realizada operação verão nas praias.

A prefeitura implantou o projeto “Serra Cidade Limpa e Saudável”, com serviços de capina, podas de árvores, recolhimento de entulhos, limpeza de ruas e praias. Só nas praias do município foram retiradas 800 toneladas de lixo, o que equivale a 135 caçambas cheias.