Política

Novo ministro foi escolhido por Wagner para chefiar MP da Bahia

Quando se candidatou ao posto de procurador-geral pela primeira vez, César vendeu sua imagem como "afeito ao diálogo" em oposição aos colegas que ameaçavam "dar dor de cabeça" a Wagner

Redação Folha Vitória
Jaques Wagner, atual chefe da Casa Civil foi quem ascendeu na carreira do novo Ministro Wellington César Lima e Silva. Foto: ​Agência Brasil

Brasília - O novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, de 50 anos, ascendeu na carreira pelas mãos de Jaques Wagner, atual chefe da Casa Civil. Em 2010, quando Wagner ainda estava no seu primeiro mandato como governador da Bahia, César foi nomeado procurador-geral do Estado apesar de ter ficado em terceiro lugar na lista tríplice do Ministério Público.

Na oportunidade, César teve 140 votos entre os colegas procuradores na Bahia - ficou atrás de Olímpio Coelho Júnior, com 229 votos, e Norma Angélica, a primeira colocada com 287. A decisão de Wagner foi duramente criticada pelo então presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Consenzo. "Lamentamos que um governador deixe de escolher a primeira mulher na história como procuradora-geral de Justiça da Bahia, com reconhecidas qualidades e com expressivo acolhimento da classe. Seus antecessores privilegiaram a democracia", afirmou Consenzo, em ofício a Wagner.

Quando se candidatou ao posto de procurador-geral pela primeira vez, César vendeu sua imagem como "afeito ao diálogo" em oposição aos colegas que ameaçavam "dar dor de cabeça" ao governo de Wagner. Segundo um ministro de tribunal superior em Brasília, "ele quis se mostrar mais aberto" e "com um perfil mais conciliador" que seus concorrentes.

Durante sua gestão, fez questão de participar das reuniões "Agenda Bahia", promovidas por Wagner com os presidentes do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa. Num dos momentos mais críticos da gestão Wagner, César o ajudou a dar fim à greve dos policiais militares e apoiou a prisão das lideranças do movimento.

'Gaveta'

Em 2012, ele foi reconduzido ao posto de procurador-geral do Estado após ter ficado em primeiro lugar na lista tríplice, com 341 votos. Deputados de oposição ao PT na Bahia reclamam que César não deu prosseguimento a pedidos de investigação apresentados durante o governo Wagner.

"Denunciamos que houve pedaladas fiscais na Bahia. A investigação está parada até hoje", afirma o Elmar Nascimento (DEM), que foi deputado estadual até 2014, quando se elegeu para uma cadeira na Câmara.

Apesar de críticas de setores da oposição, ele procurou manter "relações amistosas" com o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM).

Entre os desafetos, César é criticado por "gostar dos holofotes". Em 2014, ele condecorou a cantora Claudia Leite com "a medalha do mérito" por participar de duas campanhas do Ministério Público. Nascido em Salvador, César tem 25 anos de carreira. Antes de atuar na capital baiana, foi procurador da República nas cidades de Tucano e Feira de Santana. Procurado, não respondeu aos questionamentos da reportagem até a conclusão desta edição. Sua posse está prevista para a quinta-feira, dia 3.

'Hegemonia'

Em entrevista em abril de 2013 ao portal Direito na Bahia, o atual ministro disse ser favorável ao poder de investigação de diversos órgãos públicos e contra a "plena hegemonia" da polícia na condução de apurações criminais. "Não apenas a polícia, mas autoridades da saúde, fazendárias, entre outras, podem colaborar", disse César. Ele fez as declarações em resposta a indagações sobre a aprovação da PEC 37, que retirava do Ministério Público o poder de investigação.

Pontos moeda