Política

OAB-ES se posiciona a favor do impeachment de Dilma Rousseff

A decisão foi tomada após uma reunião do Conselho Seccional da Ordem em que a maioria aprovou o processo de investigação da presidente, que pode levar à sua derrubada

A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira. Foto: ​Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES) decidiu, na tarde desta quinta-feira (17), apoiar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

A decisão foi tomada após uma reunião do Conselho Seccional da Ordem em que a maioria aprovou o processo de investigação da presidente, que pode levar à sua derrubada.

Também foi aprovado apoio ao Conselho Federal da OAB para que se analise, adequadamente, eventuais ilegalidades e abusos cometidos na obtenção e divulgação de provas colhidas no âmbito da operação Lava Jato, conduzida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal no Paraná.

Foi decidido ainda que a Ordem irá apoiar Cláudio Lamachia, presidente do Conselho Federal, que foi, segundo nota divulgada pela OAB-ES, ofendido em sua honra nos diálogos das gravações telefônicas vazadas pelo juiz Sérgio Moro.

Em conversa com o ex-presidente Lula, o ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner usou termos de baixo calão para se referir à entidade representativa dos advogados brasileiros.

"A OAB/ES faz coro as outras seccionais brasileiras, esperando que o desfecho desta crise resulte, como o Brasil deseja e exige, no aperfeiçoamento das instituições, entre elas o Judiciário", finaliza a nota. 

Pontos moeda