Política

Após massacre em São Paulo, Casagrande anuncia reforço na segurança das escolas do ES

Uma das medidas anunciadas é reforço no patrulhamento escolar dentro das redes de ensino

Andressa Balbi

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

O massacre registrado em uma escola de Suzano, em São Paulo, que deixou dez mortos e 17 feridos, na manhã de quarta-feira (13), motivou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), a tomar novas medidas de segurança dentro das unidades escolares do estado.

De acordo com Casagrande, uma das mudanças será o  reforço do patrulhamento escolar dentro das redes de ensino. "Nós faremos novos investimentos para garantir a segurança de estudantes, funcionários e de quem mais precisa ir às  escolas. Precisamos combater a cultura da violência", disse.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), só na Grande Vitória, nos municípios da Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória, 144 escolas integram a rede estadual. A segurança das unidades de ensino é garantida tanto pelo serviço de vigilância patrimonial, quanto pela atuação preventiva da patrulha escolar, que realiza visitas semanais nas instituições.

O Secretário de Educação do Estado, Vítor de Ângelo, garantiu que as escolas têm plenas condições de segurança. "É preciso esclarecer que a segurança não se faz apenas com a presença de um guarda. Existem escolas com demandas importante e, existem outras, que pequenas medidas já seriam o suficiente", explicou. 

No ano passado, mais de 8 mil atendimentos foram prestados pela Companhia Especializada de Polícia Escolar (Cepe). Número que, para o governador Casagrande, deve ser superado em 2019, com a mudança na frequência das abordagens dos militares. "O Espírito Santo vai agilizar processos de segurança. Investimentos serão feitos com câmeras de videomonitoramento em todas as unidades escolares. Mais debates e medidas para diminuir a violência. Vamos levar conteúdo escolar que preguem a tolerância e o diálogo, para que massacre como o de São Paulo, seja evitado", disse o governador.

Leia também

>>Casagrande sobre massacre em SP: 'defendo diminuição da circulação de armas'











Pontos moeda