Política

Secretaria de Controle faz seminário para celebrar Dia de Combate à Corrupção

Palestrantes vão falar sobre acordos de leniência, transparência e programas de integridade no Brasil e outros países

Foto: Agência Brasil
Ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União deve participar do evento

O Dia Estadual de Combate à Corrupção é celebrado na próxima sexta (13) e para marcar a data, Secretaria de Estado Controle e Transparência (Secont) e Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) promovem o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção, no dia 11 de março (quarta-feira); e a 34ª Reunião Técnica do Conaci, que será realizada nos dias 12 e 13 (quinta e sexta-feira).

O seminário terá palestra com o diretor do Departamento de Assuntos Extrajudiciais da Advocacia Geral da União (AGU),  Rodrigo Paiva, que vai falar  sobre a experiência do governo na efetivação de acordos de leniência. Além dele, o professor associado de Estudos Brasileiros e Diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Copenhague, Georg Wink,, vai falar sobre a cultura da integridade, que levou a Dinamarca a figurar no topo dos países menos corruptos do mundo.

O diretor da ONG Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, vai detalhar  o Programa Integridade nos Estados Brasileiros, que conta com a participação de sete estados, entre eles, o Espírito Santo.

As inscrições para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção, estão encerradas. Devido ao grande número de interessados, será realizada transmissão simultânea do evento em salas anexas ao auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, e também ao vivo, pelo canal de vídeos da Secretaria de Controle e Transparência (Secont) na internet: http://bit.ly/YoutubeSecont.

O evento é uma realização do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Secont, e contará com palestras e painéis nas áreas de auditoria, combate à corrupção e transparência. Entre as presenças confirmadas estão Gil Giardelli, estudioso de Inovação e Economia Digital, com 20 anos de experiência na área e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, que abordará o tema “Governo Aberto”.

Reunião técnica

O 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção vai anteceder à realização, no Espírito Santo, da 34ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), nos dias 12 e 13 de março. Esta será a primeira vez que o Espírito Santo sediará um seminário nacional do Conaci junto a uma reunião técnica. 

O Conaci é um colegiado nacional que reúne gestores de órgãos de controle interno de todo o País, nas esferas da União, dos estados e dos municípios, e tem como missão o fortalecimento do controle interno no Brasil. 

Pontos moeda