Política

VÍDEO| No dia da Mulher, vereadora de Vitória é criticada por roupa utilizada em sessão

Gilvan da Federal reclamou da roupa de Camila Valadão e defendeu uso de traje formal durante sessões na Câmara da capital

Foto: Divulgação

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Karla Coser (PT) presidiu a sessão desta segunda-feira (08) e Camila Valadão (Psol) foi 1ª secretária. O prestígio logo deu lugar a embates, cada vez mais frequentes entre as duas únicas vereadoras da Casa e o vereador Gilvan da Federal (Patriota). 

Logo no início da sessão, o vereador reclamou da roupa de Camila. “Creio que os vereadores aqui tem que estar com traje formal, e na minha opinião a vereadora não está com traje formal para a sessão”, disse Gilvan se referindo à blusa da parlamentar. Ainda acrescentou: “quem quer respeito, se dá o respeito”.

Camila respondeu ao comentário. “Sobre minha roupa não vejo nenhum motivo para que eu não possa usar. Só porque estou com o braço de fora? Curioso que isso aconteça no Dia Internacional da Mulher”. A parlamentar ainda afirmou que já tinha utilizado a mesma roupa em outras sessões. O vereador Denninho Silva (Cidadania) elogiou. "Com todo respeito ao seu esposo, que eu conheço, mas vocês está linda", disse. 

Karla Coser também se posicionou sobre o episódio. "A gente viu aqui um ato de desrespeito quando começou a sessão. Não há objeção para nenhum tipo de vestimenta", defendeu. Sem apontar nomes, a petista ainda fez reclamações sobre a forma como é tratada na Câmara. 

"Quando eu venho e faço uma fala existe uma deslegitimação. Não vou aceitar esse desrespeito, a vereadora Camila não deve aceitar e nem vocês deveriam aceitar a forma como somos criticadas, que não é pelas nossa ideias. Muitas vezes é pela nossa própria existência, pelo partido que a gente representa", disse a vereadora, em uma referência às constantes críticas de Gilvan da Federal. 

Além de falar da roupa da oponente, o vereador ainda criticou um adesivo usado por Camila, que trazia a mensagem “Fora Bolsonaro”. Ele afirmou que a manifestação política feria o regimento. Porém, Gilvan usava uma máscara em saudação ao presidente do Brasil.

E pra fechar a chuva de críticas, o bolsonarista contestou o fato da vereadora do Psol ter utilizado a expressão "bom dia a todes", ao dar início aos trabalhos. Armandinho Fontoura (Podemos) entrou na discussão e “explicou” para a vereadora que “todes” não estava no dicionário. "Na minha fala estou percebendo uma censura, eu posso utilizar não só a língua formal como toda a pluralidade da língua. Posso usar todas, todos e todes. Utilizo o todes porque considero plural”, explicou. 

Veja o vídeo: 





Pontos moeda