Política

Lelo diz que candidatura de Hartung ao Governo do Estado não tem volta

"A sociedade se apropria a cada momento dessa condição. As condições de evolução dessa candidatura são de maneira que eu consideraria definitiva”, disse o presidente estadual do PMDB, deputado federal Lelo Coimbra, sobre a possível candidatura ao governo do ex-governador Paulo Hartung. A declaração foi feita logo após a reunião da executiva do partido realizada na tarde desta sexta-feira (25). 

Coimbra entende que a intenção de se candidatar ao governo, exposta em carta pelo ex-governador Paulo Hartung, assumiu proporções vigorosas, e deve culminar mesmo com a candidatura dele. Sem participar de reuniões da executiva de seu partido desde 2010, Hartung compareceu à sede do partido na tarde desta sexta-feira para reafirmar ao vivo o conteúdo da carta entregue no dia 12 de abril ao partido. 

De acordo com Coimbra, a ida de Hartung à reunião não foi programada. “Foi uma vinda que aconteceu de surpresa”, disse. Lelo contou que Hartung fez “a carta ao vivo”, na reunião, manifestando gás e disposição para sua candidatura ao governo. 

O próximo passo, de acordo com o deputado, é intensificar as conversas com os partidos considerando que o PMDB tem um nome majoritário em curso. Coimbra disse que isso não impede, no entanto, que posicionamentos distintos sejam postos em discussão pelo partido.

Ele contou que o deputado Marcelo Santos, que vinha se mostrando contrário à candidatura de Hartung e favorável a uma aliança com o governador Renato Casagrande, vai seguir o posicionamento do partido.

Na reunião da executiva estiveram presentes todos os deputados federais do PMDB, além de ex-prefeitos. Dos deputados estaduais, apenas José Esmeraldo não pode ir. O senador Ricardo Ferraço também não compareceu. Ele está em Roma. 

Senado
Lelo Coimbra disse que vai trabalhar para viabilizar o nome da deputada federal Rose de Freitas como candidata ao Senado. Segundo ele, a pré-candidatura dela não impede conversa com outros partidos por alianças. 

“Nós estamos lidando com anseios e vamos conversar com os partidos”, disse. Ele afirmou ainda que a decisão de aliança só vai ser tomada em junho, oficialmente. A convenção do partido deve ser realizada no dia 29 de junho. 

PT
Nesta segunda-feira (28), uma comitiva do PT formada pelo presidente estadual do partido, João Coser, o vice presidente, José Carlos Nunes, a deputada federal Iriny Lopes e a deputada estadual Lucia Dornellas se reúne com o ex-governador Paulo Hartung para discutir uma possível aliança. Hartung já conversou anteriormente com o PSDB. 

Pontos moeda