Política

Primeiro-ministro da Índia vai assumir no dia 26 de maio

Nova Délhi - O novo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, vai tomar posse na próxima segunda-feira. Um grupo de deputados do partido Bharatiya Janta (BJP), que venceu as eleições gerais, se reuniram com o presidente, Pranab Mukherjee, e fizeram o pedido formal para que Modi fosse convidado a integrar o novo governo. Os dois devem se reunir na próxima quinta-feira.

Em sua primeira reunião com o Parlamento do país, Modi se inclinou e beijou o chão da casa legislativa, em um sinal de respeito. Lal Krishna Advani, líder mais antigo do BJP, sugeriu formalmente o nome de Modi para o cargo de chanceler. Os deputados aprovaram seu nome batendo nas mesas e levantando slogans.

Singh, presidente do BJP, descreveu o momento como histórico porque foi a primeira vez que um partido de oposição ganhou a maioria na Câmara Baixa do Parlamento. Dos 543 assentos, o partido conquistou 282, acima das projeções dos analistas e dos 44 assentos do partido do Congresso, liderado pela família Gandhi.

Durante discurso, Narendra Modi disse que a população está colocando uma grande responsabilidade nele para satisfazer suas necessidades e esperanças. "Eu estou dedicando minha eleição para os pobres, jovens e mulheres", disse. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda