Política

Aplicativo para monitorar projetos do Governo é apresentado no Espírito Santo

Na área da saúde, a ferramenta tem mostrado ao gestor quantos cidadãos são atendidos nas unidades de saúde, quanto tempo demoram as consultas e a média de atendimento diário

Reinaldo Nogueira utiliza programa que faz o controle de gestão do Executivo Foto: Divulgação/Prefeitura

O que o município de Indaiatuba, no interior de São Paulo, pode oferecer para o restante do país? Afinal, trata-se de uma cidade com uma população de 240 mil habitantes localizada entre municípios paulistas que têm mais de 500 mil habitantes como Campinas (este possui mais de um milhão), Piracicaba, Jundiaí e Sorocaba e que poderia não chamar tanta atenção. O modelo de programa foi apresentado no Espírito Santo durante um encontro de empresário e recebeu muitos elogios.

Mas a equipe de TI (Tecnologia da Informação) do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) ganhou notoriedade por ter desenvolvido um programa que cadastra todas as ações do Executivo. E qualquer projeto que encontre obstáculo ou seja interrompido por qualquer motivo sinaliza para o prefeito na tela do computador.

“Vamos imaginar que a secretaria de Educação requisite a construção de uma escola. Essa requisição será cadastrada no sistema. A partir daí saberemos todas as etapas desse projeto. Se necessitar de desapropriação, iremos acompanhar. Se o processo enroscou em algum problema, saberemos em que setor emperrou e quem emperrou”, explicou o prefeito Reinaldo Nogueira.

Mas o aplicativo não funciona apenas com projetos. Na área da saúde, a ferramenta tem mostrado ao gestor quantos cidadãos são atendidos nas unidades de saúde, quanto tempo demoram as consultas e a média de atendimento diário.

Segundo o prefeito de Indaiatuba, a novidade ganhou os holofotes e como a eficiência na área da saúde, por exemplo, é grande, passou a atrair moradores das cidades vizinhas. 

“Quando visitamos as associações e moradores reclamam de falta de segurança, mostramos, através desse sistema, com qual frequência viaturas passam pelo local e quais ruas recebem tal cobertura. As viaturas possuem GPS e podemos saber por onde passam”, detalhou o prefeito.

Para o prefeito, esta foi uma forma de ter ganho de gestão.

“Toda vez que um procedimento é brevemente interrompido acende uma luz amarela no meu computador. Mas se estiver parado, acende uma luz vermelha e eu sei exatamente em que setor parou e com quem parou”, explicou Reinaldo Nogueira.

 

Pontos moeda