Política

Chioro garante a prefeitos paulistas que repasses do SUS não serão atingidos

Redação Folha Vitória

São Paulo - O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou de reunião com prefeitos e com a deputados estaduais do PT em São Paulo, no fim da tarde. Segundo relatos de pessoas que participaram do encontro, o ministro buscou tranquilizar os prefeitos que estão receosos com as medidas de ajuste fiscal e com o corte no orçamento da ordem de R$ 70 bilhões anunciado hoje.

"O ministro disse ter negociado com o Levy (ministro da Fazenda) para elaborar uma engenharia financeira com menor impacto possível", relatou uma das pessoas presentes. Ainda segundo esses relatos, Chioro teria explicado que menos da metade das emendas parlamentares - outra fonte de recursos importante para as prefeituras - será contingenciada. "Os prefeitos estavam com medo que todas as emendas fossem congeladas."

Segundo o anúncio oficial feito pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, em Brasília, enquanto Chioro se reunia com prefeitos e deputados em São Paulo, o corte atingirá cerca de 30% das emendas, com congelamento da ordem de R$ 21 bilhões.

Pontos moeda