Política

Líderes de 14 partidos pedem que decisão de Maranhão vá ao plenário amanhã

Redação Folha Vitória

Brasília - Líderes de pelo menos 14 partidos da Câmara vão pedir a convocação de sessão extraordinária para votar em plenário um recurso que derruba o ato do presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou a sessão que aprovou a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Entre os 14 partidos, estão PTB, PRB, PPS, Solidariedade, PSB, PSC, PP, PTN, PSDB, DEM e PHS.

De acordo com o deputado Índio da Costa (PSD-RJ), os líderes dos 14 partidos já representam a maioria dos 513 deputados para pedir a convocação da sessão extraordinária. O parlamentar fluminense lembra que o colégio de líderes tem esse poder de solicitar a convocação dessa sessão. Segundo Costa, a ideia é já realizar a votação no plenário nesta terça-feira, com o recurso contra o ato de Waldir Maranhão como pauta única.

Líderes desses 14 partidos também soltaram nota em que não reconhecem a legitimidade da decisão do presidente interino da Câmara. "Trata-se de decisão absolutamente estapafúrdia, ilegal, abusiva e teratológica", dizem. Para as lideranças, o ato de Maranhão "demonstra uma tentativa vã do governo de interferir em assuntos internos do legislativo, buscando desesperadamente a anulação de um ato legítimo da Câmara".

Pontos moeda